Auxílio à pesquisa 23/03176-4 - Tecnologias interativas, Arqueologia romana - BV FAPESP
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Tecnologia e Educação: o jogo digital como ferramenta de aprendizagem sobre Roma Arcaica

Processo: 23/03176-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Pesquisador responsável:Maria Isabel D'Agostino Fleming
Beneficiário:Maria Isabel D'Agostino Fleming
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alessandro Mortaio Gregori ; Alex da Silva Martire ; Silvana Trombetta
Bolsa(s) vinculada(s):24/02867-6 - Programando o passado romano antigo: criando interação em tempo real em ambientes 3D de jogos digitais, BP.TT
24/04220-0 - Tridimensionalizando o Passado: Modelagem e Animação para Jogos Educacionais sobre a Roma Arcaica, BP.TT
23/17699-9 - Desenvolvendo e redigindo o passado romano antigo: análise material, documentação e escrita de jogos digitais, BP.TT
Assunto(s):Tecnologias interativas  Arqueologia romana 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Archaeogaming | BNCC - Currículo Paulista - Educação Básica | formação da cidade | Jogo Digital | Roma arcaica | Tecnologias Interativas | Arqueologia Romana

Resumo

Com base no desenvolvimento de habilidades e competências envolvendo o uso das tecnologias digitais para aprendizagem (presentes na BNCC, no Currículo Paulista e no Currículo da Cidade de São Paulo), este projeto tem como objetivo central a elaboração de dois jogos digitais complementares para uso em computadores e dispositivos portáteis. A temática, pioneira, versará sobre o período pré-monárquico e início da monarquia da História de Roma, mostrando a formação da cidade, a qual, geralmente, não é abordada em livros didáticos escolares - embora algumas das habilidades da BNCC dialoguem com essa temática. (EF06HI11-Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano; EF06HI12-Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas; EF06HI15-Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado). Nos jogos propostos, a abordagem arqueológica e a linguagem digital interligam-se, de modo que alunos e professores utilizem as tecnologias digitais de forma crítica e criativa. Os jogos em questão trazem recursos didáticos em formato de objetos digitais de aprendizagem, que pretendem apoiar práticas pedagógicas significativas direcionadas a desenvolver competências e habilidades que estimulem a compreensão do estudante sobre o passado dentro das novas formas de comunicação e produção de informação (como animações, simuladores, jogos digitais, podcasts e videoaulas), conhecidas principalmente (mas não exclusivamente) pelo público mais jovem, cujo uso da tecnologia digital é indissociável do próprio fazer cotidiano. O propósito pedagógico deste projeto é, portanto, incentivar uma investigação sobre o passado pautada por um processo ativo da aprendizagem para estimular o protagonismo do estudante diante do conhecimento. Tendo em vista essas premissas, os jogos Roma Arcaica: Proto-história & Roma dos Reis visam trazer uma abordagem e um programa que deem uma formação mais efetiva à disciplina de história de Roma, a qual, em geral, trata de períodos mais recentes de Roma republicana e imperial. Numa perspectiva de longa duração, as questões abordadas nesses jogos baseiam-se na formação e transformação dos processos que incorporam a Itália no contexto mediterrânico desde o final da Idade do Bronze (séculos XI-X a.C.). Tais questões vão além das circunstâncias históricas específicas das duas narrativas mais conhecidas, centradas na Grécia e em Roma, igualmente significativas, de forma a constituir civilizações. O campo geral de estudos no qual se coloca o tema dos primórdios de Roma não é, portanto, tanto a história romana, mas, antes, a proto-história itálica, isto é, o complexo dos problemas relativos àquela idade que viu na Itália a transformação das culturas das aldeias pré-históricas em incipientes estruturas urbanas, a gradual formação das uniões étnicas historicamente conhecidas, aqueles primeiros contatos com o Oriente e com a Grécia que foram decisivamente tempos do nascimento e do primeiro desenvolvimento da cidade. A preocupação, portanto, é contextualizar a miríade de outros processos, da mesma maneira relevantes, testemunhados na Península Itálica, de forma a compreender a formação mesma de Roma no quadro de redes comunitárias individuais e que culminou na formação de cidades-estados, tanto na região do Lácio, como na Etrúria, além das áreas de presença grega da Sicília e sul da Itália. É oportuno também destacar as vantagens de a disciplina fazer parte do currículo do sexto ano, ou seja, alunos na formação inicial, quando entrarão pela primeira vez em contato com o tema, sendo essa a perspectiva favorável para a compreensão da trajetória de Roma nos períodos da República e Império. Para aprofundar tais questões sobre essa temática, será produzido também um Guia Didático com textos-base e propostas pedagógicas de aplicação de ambos os jogos em sala de aula. (AU)

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