Auxílio à pesquisa 22/15915-3 - Linguagem, Estimulação transcraniana por corrente contínua - BV FAPESP
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Associação da estimulação transcraniana por corrente contínua à terapia multinível da leitura para reabilitação na Dislexia do Desenvolvimento: protocolo de procedimentos e ensaio clínico, controlado, randomizado e duplo-cego

Processo: 22/15915-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Clara Regina Brandão de Avila
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Isabela Ciola de Castro ; Vania Lucia Costa de Carvalho Lima
Assunto(s):Linguagem  Estimulação transcraniana por corrente contínua  Dislexia  Reabilitação (terapêutica médica)  Reabilitação dos transtornos da fala e da linguagem  Transtornos da linguagem  Distúrbios da fala  Ensaio clínico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dislexia de Desenvolvimento | Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua | Protocolo de Ensaio Clínico | Reabilitação dos Transtornos da Linguagem e da Fala | Linguagem

Resumo

As técnicas de neuromodulação para uso na reabilitação das alterações do neurodesenvolvimento no campo dos distúrbios da comunicação humana têm sido objeto de pesquisas (Lima e col, 2016; Moein e col, 2020). As atuais indicam vantagens na associação da ETCC com protocolos terapêuticos em diferentes transtornos do neurodesenvolvimento (Grecco e col, 2013). Segundo a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno específico de leitura, atinge entre 5% e 17% da população mundial e o processo de reabilitação pode revelar-se demasiadamente longo. Soma-se a isso, a escassez de protocolos da Fonoaudiologia, que possibilitem a condução de ensaios clínicos robustos nessa área da reabilitação. Isso posto, o presente projeto tem como objetivo parametrizar a aplicação de técnicas de neuromodulação associadas à fonoterapia, na dislexia do desenvolvimento. Para tanto, será elaborado um protocolo de intervenção terapêutica fonoaudiológica em associação com essas técnicas, a ser testado nos transtornos específicos da leitura em um ensaio clínico, randomizado, controlado e duplo cego. O trabalho seguirá as seguintes etapas: (1) Elaboração do protocolo de intervenção terapêutica para o ensaio clínico com a associação da ETCC à TERAPIA MULTINÍVEL DA LEITURA (TML); (2) Mapeamento neurofisiológico teórico-prático das rotas de leitura; (3) Execução do projeto piloto; (4) Fase I do ensaio clínico com testagem em amostra local; (5) Fase II, III do ensaio clínico com maior número amostral e possibilidade de parceria multicêntrica. O desfecho esperado para esse projeto de pesquisa é a obtenção de um modelo teórico-prático da associação da ETCC e TML visando ao tratamento mais eficaz e veloz dos Transtornos Específicos de Leitura. Espera-se que esse modelo de estudo possa ser reproduzido em outras patologias da comunicação humana. (AU)

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