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Fortalecendo a parceira Johns Hopkins School of Nursing e Escola de Enfermagem de Ribeirão da USP: Contribuições da Profa. Dra. Lucine Francis.

Processo: 23/04141-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 15 de dezembro de 2023 - 25 de dezembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Alexandre Arcêncio
Beneficiário:Ricardo Alexandre Arcêncio
Pesquisador visitante: Lucine Francis
Inst. do pesquisador visitante: Johns Hopkins University (JHU), Estados Unidos
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Determinantes sociais da saúde  Igualdade de gênero  Saúde mental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Determinantes sociais da saúde | Enfermagem | igualdade de gênero | Saúde mental

Resumo

A cooperação internacional contribuirá significativamente para alavancar os projetos na área da tuberculose (TB), tuberculose multidrogaresistente (TB-MDR) e HIV, áreas de interesse do Prof. Ricardo, além dos temas Atenção Primária à Saúde (APS), nutrição, saúde infantil e vulnerabilidade, linhas de investigação da Profa. Lucine. Além disso, a Inovação Tecnológica é um dos produtos esperados, haja vista a expertise da pesquisadora da Johns Hopkins School of Nursing (SON-JHU). Os resultados e repercussões da presente proposta permitirão a qualificação dos pesquisadores e estudantes, e será um diferencial no horizonte de formação relacionado as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Há ainda expectativa de fortalecimento das práticas em serviços, haja vista que a pesquisadora internacional tem experiência em prática avançada em enfermagem. Especificamente sobre a JHU, ela está classificada como a 13ª melhor Universidade no mundo, conforme as métricas do THE World University Rankings (THE), isto no ranking mundial; no ranking dos Estados Unidos da América está na 9ª posição. É uma instituição de renome e prestígio, com forte influência na área da saúde, inclusive ela esteve na liderança de projetos internacionais de enfrentamento da COVID-19. Notadamente, sobre a SON-JHU, ela tem por missão melhorar a saúde de indivíduos e comunidades diversas, em níveis global e local, através da liderança e excelência na educação, pesquisa, prática e serviço de enfermagem. Entre as descrições do seu "Plano de Desenvolvimento Institucional", é destacada sua principal meta, a Inovação e Excelência, na medida que visa liderar avanços na educação, pesquisa e prática em serviços de saúde. Também traz como prerrogativa o fortalecimento das comunidades locais e globais, e objetiva construir parcerias educacionais/práticas para melhorar a força de trabalho de saúde e os resultados em saúde através de políticas, práticas, educação e pesquisa. Dentre o seu repertório acadêmico, constam cursos de graduação na enfermagem e pós-graduação; e especificamente sobre os cursos de pós-graduação Master of Science in Nursing (MSN) e Doctoral Programs - PhD (nosso acadêmico) e o Doctor of Nursing Practice (DNP) Advanced Practice/PhD (nas áreas de gerontologia, saúde da família/ Atenção Primária, Pediatria/ Atenção Primária e Saúde Mental). Uma estratégia interessante é que o DNP é motivado pela prática clínica e inovações de pesquisa da enfermagem, que visam as transformações na prática, qualificação da clínica e o cuidado pelas melhores evidências. Especificamente sobre a Profa. Dra. Lucine Francis, pesquisadora visitante da presente proposta, ela é enfermeira com especialização em saúde pública, professora assistente da SON-JHU, cujo linha de investigação é a saúde da criança. Seu principal objeto de pesquisa se refere a identificar as maneiras pelas quais as crianças recebem o melhor ambiente para apoiar sua saúde e bem-estar. Atualmente, a Profa. Lucine procura entender o papel da nutrição e das brincadeiras ativas na saúde infantil e no aprendizado, desenvolvendo e testando soluções aceitáveis para melhorar as políticas e práticas de bem-estar em creches e ambientes escolares. Seu trabalho é apoiado pelo National Institutes of Health (NIH) e pelo Johns Hopkins Center for Health Disparities Solutions, Centro que reúne recursos de pesquisa em saúde e desenvolvimento de programas para demonstrar a eficácia da saúde pública, ciências sociais e ciências médicas em mitigação das disparidades de saúde.Destaca-se que a Profa. Lucine Francis é membro do painel consultivo do Maryland Child Care Wellness, membro do Nurse Leadership Institute de Maryland. Em 2019 concluiu seu pós-doutorado na Fundação Morton K. and Jane Blaustein nas temáticas Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica. Pelo exposto, fica evidenciado a relevância da presente proposta para a qualificação de pesquisas e formação de recursos humanos. (AU)

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