Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos antineoplásicos do dicloroacetado de sódio e omeprazol, isoladamente ou combinados, sobre células de melanoma oral canino.

Processo: 23/08578-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de agosto de 2023 - 31 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Maria Lucia Zaidan Dagli
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cães  Melanoma  Omeprazol  Oncologia veterinária 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cão | dicloroacetato | melanoma | Omeprazol | oral | Oncologia Veterinária

Resumo

O melanoma da mucosa oral (OMM) é uma neoplasia comum em cães, embora raro em humanos. As células cancerígenas apresentam alterações no metabolismo energético, e o efeito Warburg afirma que a maioria das células cancerígenas sofre glicólise aeróbica. Este efeito pode ser revertido por certas drogas, resultando em diminuição da viabilidade celular e morte celular. Nós procuramos avaliar os efeitos do dicloroacetato de sódio (DCA) e omeprazol (OMP) isoladamente ou em combinação em OMM canino e células de melanoma humano. CMGD5 e SK-MEL-28linhagens celulares foram tratadas com DCA e OMP isoladamente ou em combinação, e a viabilidade celular foi avaliada pelo teste do cristal violeta. A morte celular (apoptose e necrose) foi avaliadapor ensaios de coloração de anexina V e iodeto de propídio (PI) usando citometria de fluxo. Além disso, a taxa de consumo de oxigênio (OCR) foi avaliada usando um ensaio SeaHorse XF.O tratamento apenas com DCA ou OMP resultou em um efeito significativo, mas não dependente da dose,redução da viabilidade celular em ambas as linhagens celulares; no entanto, a combinação de DCA e OMPresultou em uma diminuição significativa e dependente da dose na viabilidade em ambas as linhas celulares. DCA e OMP, isoladamente ou em combinação, não alteraram o OCR nas concentrações testadas emqualquer linha celular. Visto que a combinação de DCA e OMP potencializou a inibição de viabilidade e aumento da morte celular de forma sinérgica em células de melanoma, abordagem pode representar uma nova estratégia de reaproveitamento para tratar o câncer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)