Auxílio à pesquisa 22/06966-3 - Educação ambiental, Complexidade - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas

Processo: 22/06966-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Rosana Louro Ferreira Silva
Beneficiário:Rosana Louro Ferreira Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Beatriz Vieira Freire ; Cristina Leite ; Denise de La Corte Bacci Toledo ; GLAUCIA FORNAZARI ; Hector Barros Gomes ; Mariana Tambellini Faustino ; Natalia Pirani Ghilardi-Lopes ; Patricia Mie Matsuo
Bolsa(s) vinculada(s):24/17619-8 - Elaboração e manutenção de ambientes colaborativos de Educação Ambiental nas escolas parceiras, BP.TT
24/17394-6 - Sustentabilidade e equidade na formação de professores e alunos da EMEF Marcos Melega, BP.EP
24/05736-0 - Elaboração e manutenção de ambientes colaborativos de Educação Ambiental nas escolas parceiras, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 23/09112-8 - Sustentabilidade e equidade no currículo e materiais didáticos da educação básica na EE Prof. Guimar Camolesi Souza, BP.EP
23/08963-4 - Sustentabilidade e equidade no currículo e materiais didáticos da educação básica na EMEF Marcos Melega, BP.EP
23/08966-3 - Sustentabilidade e equidade no currículo e materiais didáticos da educação básica na EMEF Oliveira Viana, BP.EP
23/09001-1 - Sustentabilidade e equidade no currículo e materiais didáticos da educação básica na EE Prof. Luiz Washington Vitta, BP.EP
23/08919-5 - Sustentabilidade e equidade no currículo e materiais didáticos da educação básica na EMEF Péricles Eugênio da Silva, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação ambiental  Complexidade  Equidade  Formação de professores  Práticas pedagógicas  Sustentabilidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complexidade | Educação Ambiental | Eqüidade | formação de professores | práticas educativas | Sustentabilidade | Educação ambiental

Resumo

Este projeto está sendo submetido junto ao edital PROEDUCA da FAPESP, na linha Ensino Público, e buscará gerar evidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidade entre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambiental de formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articulador para a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciais teóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade, educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa com professores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambiental escolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entre os currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos e processos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede, bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nas temáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares e pedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professores e de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de forma colaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório de Experiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticas públicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formação socioambiental de estudantes e professores da educação básica (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)