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Jogo de regras no ensino fundamental: construindo intervenções para crianças com dificuldades de aprendizagem

Processo: 22/05842-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Eliane Giachetto Saravali
Beneficiário:Eliane Giachetto Saravali
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Érica de Cássia Gonçalves ; Lia Leme Zaia ; Nadia Aparecida Bossa
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem  Ensino fundamental  Abstração (pensamento)  Jogos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abstração reflexionante | dificuldades de aprendizagem | Intervenção Pedagógica | jogos de regras | dificuldades de aprendizagem

Resumo

Considerando o grande número de crianças com queixas relacionadas às dificuldades de aprendizagem, bem como a necessidade das instituições escolares criarem formas de intervir junto a esses quadros, que sejam coerentes ao desenvolvimento e às necessidades dos alunos, é que o presente projeto foi delineado. Parte-se do referencial teórico piagetiano, em específico da atuação da abstração reflexionante, mecanismo central do desenvolvimento cognitivo. Considera-se o jogo de regras como ferramenta útil ao trabalho junto à criança com queixas de dificuldades de aprendizagem, mediante a construção de intervenções pedagógicas alicerçadas no desenvolvimento e na atuação da abstração reflexionante. A pesquisa será desenvolvida numa escola estadual de ensino fundamental I, por meio da execução de duas etapas. Da primeira etapa, com delineamento pré-experimental, participarão 40 alunos com idade entre 7 a 10 anos, encaminhados por seus professores. Serão considerados como instrumentos do pré e pós-teste: a última avaliação de língua portuguesa e de matemática realizada pela criança, duas provas que permitem avaliar a atuação da abstração reflexionante (prova operatória das relações entre superfícies e perímetros dos retângulos e prova operatória da abstração reflexionante: abstrações, diferenciações e integrações no emprego de operações aritméticas elementares) e o encaminhamento/avaliação dos docentes. Como tratamento, serão organizadas intervenções com jogos de regras específicos (Jogo da Velha 3D, Jogo Memobox, Jogo do Espelho, Jogo do Buraco, Jogo Mental Flexibility), em sala de aula, conforme as queixas apresentadas pelos professores e as necessidades das crianças. A partir desses resultados, a segunda etapa será desenvolvida com a equipe de professores, que receberá formação continuada para o trabalho com jogos de regras junto a crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. Os professores receberão orientações e auxílio para modificações de suas práticas a partir dos conteúdos abordados no curso. Pretende-se, com a realização desta pesquisa, contribuir junto a dois dos eixos da presente chamada: Processo de ensino e aprendizagem na educação básica pública e Formação e desenvolvimento profissional docente. (AU)

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