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Os mundiais de futebol do século XXI em capas de jornais: uma leitura a partir do conceito de formação discursiva

Processo: 22/14968-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:José Carlos Marques
Beneficiário:José Carlos Marques
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Esportes  Futebol  Copa do mundo  Análise do discurso  Jornais  Século XXI 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | copa do mundo | Esporte e Comunicação | Formação Discursiva | Futebol | jornal impresso | Esporte

Resumo

Este projeto procura analisar quais as formações discursivas, conforme definição do filósofo francês Michel Foucault em sua obra A Arqueologia do Saber (1969), estiveram presentes no jornalismo impresso brasileiro e internacional a propósito dos três últimos Mundiais de Futebol disputados no Século XXI, a saber: a Copa de 2014, no Brasil; a Copa de 2018, na Rússia; e a Copa de 2022, no Qatar. A noção de "formação discursiva" será ainda alargada para as redefinições propostas por Michel Pêcheux, principal teórico da Análise do Discurso de linha francesa, o qual procurou dar novos contornos à noção foucaultiana original. Este conceito constitui a base teórica e metodológica de nossa análise referente a como alguns fatos marcantes foram retratados pelas capas de jornais impressos, em três eventos distintos, em torno de um dos principais eventos esportivos do planeta - a Copa do Mundo FIFA (Fédération Internationale de Football Association).Partimos do pressuposto de que as primeiras páginas dos jornais impressos carregam formulações argumentativas e efeitos de sentido que se constroem por meio da relação entre o discurso verbal (manchete, título, linha-fina, legenda, texto etc.) e o discurso visual (fotografias, charges, ilustrações) na perspectiva de leitura de seus interlocutores - daí a importância de se perceber as forças de adesão, contraste, silenciamento, convergência, divergência etc. no discurso jornalístico sobre o futebol. Ademais, pretendemos com esta abordagem valorizar a importância e a singularidade do jornal diante das sucessivas crises por que passa o meio impresso depois do advento dos meios digitais. Tudo isto permitirá: uma melhor compreensão do funcionamento discursivo das capas de jornais impressos; a percepção das relações de sentido, historicidade e materialidade discursiva na produção da imprensa; a identificação dos mecanismos que atuam na produção discursiva das capas de jornais na reconstrução de fatos contemporâneos. (AU)

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