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Aprendizagem profissional de professores e futuros professores da educação básica: articulando o ensino e a investigação em educação Matemática

Processo: 22/06860-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Alessandro Jacques Ribeiro
Beneficiário:Alessandro Jacques Ribeiro
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Elisabete Marcon Mello ; Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira ; Juliana França Viol Paulin ; Marcia Aguiar ; Rosana Maria Luvezute Kripka ; Salvador Llinares Ciscar ; Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal
Auxílios(s) vinculado(s):23/10198-4 - Colaboração Brasil-África do Sul - uma perspectiva para melhorar o futuro, AO.R
Assunto(s):Educação matemática  Formação de professores  Educação escolar básica  Aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem docente | educação matemática | formação de professores | prática letiva | Educação Matemática

Resumo

Tomando-se resultados obtidos na literatura, os quais indicam a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial e continuada de professores de modo a subsidiar suas aprendizagens para a docência, o objetivo principal desse estudo é compreender como decorre a aprendizagem profissional do (futuro) professor de matemática ao se propor aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar na e para a prática letiva do (futuro) professor matemática. Assume-se para tal um entendimento de que a aprendizagem profissional do professor se constitui na prática da sala de aula e a partir dela, sendo essa aprendizagem mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Do ponto de vista metodológico, esse projeto enquadra-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, tomando como método a Design-Based Research (DBR). A recolha de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante (com registros em áudio e vídeo) e a recolha documental (das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e outros documentos curriculares). Como resultados espera-se a compreensão conceitual sobre como decorre a aprendizagem profissional no âmbito do projeto a ser realizado, bem como, espera-se contribuir ainda com a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores, materiais estes que possam (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores. (AU)

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