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O desenvolvimento profissional e a agência de professores dos anos iniciais do ensino fundamental ao promoverem uma educação interdisciplinar

Processo: 22/06577-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Beneficiário:Celi Aparecida Espasandin Lopes
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Artur José Renda Vitorino
Bolsa(s) vinculada(s):24/06246-6 - A docência no 5º. ano do Ensino Fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares., BP.EP
23/02776-8 - A coordenação de curso no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02797-5 - A prática docente no 5º. ano do ensino fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 23/02798-1 - A docência no 2º. ano do ensino fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02799-8 - A prática docente no 3º. ano do ensino fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02822-0 - A docência no 4º. ano do ensino fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02876-2 - A docência em educação física nos anos iniciais do ensino fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02726-0 - A coordenação de matemática no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02727-7 - A coordenação de língua portuguesa no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02792-3 - A docência no 5º. ano do ensino fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP
23/02793-0 - A docência no 3º. ano do ensino fundamental e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Desenvolvimento profissional  Formação de professores  Educação estatística  Estudos interdisciplinares  Professores  Ensino fundamental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agência docente | anos iniciais do ensino fundamental | Desenvolvimento profissional | Educação Estatística | Interdisciplinaridade | Pesquisa (Auto)Biográfica | Formação e desenvolvimento profissional docente

Resumo

Este projeto visa analisar o desenvolvimento profissional e a agência de professores que promovem a educação interdisciplinar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir do desenvolvimento de projetos interdisciplinares que envolvem conceitos e procedimentos das áreas de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Para tanto, será feito um convite a professores da Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Jerônymo Alves Corrêa, que queiram participar de um espaço formativo no qual serão desenvolvidas experiências pedagógicas inovadoras a partir de elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos interdisciplinares que terão, como eixo integrador, a Educação Estatística, a fim de compreender as múltiplas potencialidades e os entraves que emergem nesse processo. Para atingir o objetivo delineado, será desenvolvida uma pesquisa (auto)biográfica que toma as narrativas de si como práticas de formação e autoformação, investigando a reflexividade autobiográfica e suas repercussões nos processos de constituição da subjetividade e da inserção social do sujeito. A construção dos dados ocorrerá por meio das narrativas orais e escritas dos professores sobre o desenvolvimento de dois projetos interdisciplinares ao longo de dois semestres consecutivos. Toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade, uma vez que a metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. Utilizar-se-á a análise holística da forma para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos. Espera-se apontar indicadores relevantes para a formação de professores, para a identificação de aspectos relativos a seu desenvolvimento profissional e a agência docente que sejam essenciais para a melhoria das aprendizagens dos alunos a partir das reflexões sobre diferentes atividades propostas; das intervenções em sala de aula; das análises sobre o desenvolvimento do projeto. (AU)

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