Auxílio à pesquisa 21/11959-3 - Políticas públicas, Distribuição de renda - BV FAPESP
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CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas

Processo: 21/11959-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Centros de Ciência para o Desenvolvimento
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Ciro Biderman
Beneficiário:Ciro Biderman
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
( Atuais )
Daniel Ferreira Pereira Gonçalves da Mata ; Eduardo José Grin ; George Avelino Filho ; Maurício Aguiar Serra ; Raphael Yokoingawa de Camargo ; Sergio Pinheiro Firpo
Pesquisadores principais:
( Anteriores )
Ricardo Corrêa Gomes
Pesquisadores associados: Alexandre Pacheco da Silva ; André Filipe de Moraes Batista ; Frederico Roman Ramos ; Lara Elena Ramos Simielli ; Lycia Lima ; Mariana Abrantes Giannotti ; Marina Feferbaum ; Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto ; Pedro Martin Fernandes ; Ricardo Corrêa Gomes ; Sarah Morganna Matos Marinho
Bolsa(s) vinculada(s):23/17501-4 - Uso de Aprendizado de Máquina em Sistemas de Mobilidade-sob-Demanda Integrados ao Transporte Público, BE.PQ
24/20333-9 - Contratualização de Serviços Públicos Urbanos: uma exploração, BP.TT
24/10980-7 - Avaliação de Impacto de Políticas Públicas Urbanas, BP.MS
+ mais bolsas vinculadas 24/08203-2 - A economia política do orçamento em mobilidade urbana na cidade de São Paulo: uma análise a evolução do gasto por modal e a distribuição territorial dos investimentos no sistema viário, na mobilidade ativa e no transporte público entre 2012 e 2024., BP.PD
24/06087-5 - Oferta e demanda eleitoral de bens públicos conflituosos no transporte urbano: o caso das ciclovias e faixas de ônibus em são paulo, BP.MS
24/08224-0 - Avaliação de Impacto de Políticas Urbanas, BP.PD
24/06006-5 - Algoritmos de Roteamento para Sistema de Veículos Sob Demanda para a Última Milha, BP.MS
23/16760-6 - Modelos Econômicos para Análise Quantitativa de Políticas Urbanas, BP.PD
24/01669-6 - A evolução dos contratos de concessão de ônibus nas cidades brasileiras, BP.IC
24/02307-0 - A judicialização da locação - um mapeamento jurisprudencial das ações de despejo, BP.IC
23/16903-1 - Operacionalizando ecossistemas urbanos de inovação, BP.TT
23/14094-9 - Avaliação de Impacto de Projetos de Infraestrutura Urbana, BP.DR
23/14485-8 - Experimentação em uso de dados em políticas públicas de mobilidade urbana: pesquisa aplicada, BP.TT
23/09666-3 - Para além das políticas de moradia social: como promover o acolhimento e a inserção da população beneficiária nas novas comunidades e no mercado de trabalho? Uma análise a partir do Programa Reencontro, do Município de São Paulo, BP.DR
23/05688-2 - A divulgação científica como estratégia de construção de imagem do "FGV-CIDADES: Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas", BP.JC
23/08436-4 - Oferta e demanda eleitoral de bens públicos conflituosos no transporte urbano: o caso das ciclovias e faixas de ônibus em São Paulo, BP.MS
23/02766-2 - Integração de dados e implementação de simulação para a modelagem do processo de escolha de meios de locomoção, BP.TT
22/16691-1 - Integração de modos de locomoção: Efeitos da distância, preço, desconto e modal na probabilidade de escolha individual, BP.PD - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Políticas públicas  Distribuição de renda  Distribuição espacial da população  Parceria público-privada  Habitação  Mobilidade  Inovação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Habitação como Serviço | Inovação | Interações público-privadas | Mobilidade como Serviço | Políticas institucional-regulatórias | Politicas Públicas Urbanas | Políticas Públicas Urbanas

Resumo

O CIDADES está preocupado com um problema particular de muitos países, mas bastante contundente no Brasil e no Estado de São Paulo: a distribuição espacial da renda onde as populações mais vulneráveis moram na periferia das cidades distantes dos postos de trabalho, estudo e de uma série de atividades complementares que influenciam na sua formação. Essa preocupação se deve ao fato de que essa distribuição desigual do espaço por faixa de renda acaba reduzindo as oportunidades ainda mais para as populações mais carentes. O CIDADES pretende trabalhar em quatro estratégias para aumentar as oportunidades das populações mais pobres morando nas periferias das cidades: 1. Melhorando a mobilidade dessas pessoas para acessar com mais qualidade e mais rapidamente as oportunidades concentradas nos centros de negócio. 2. Ajudando a criar políticas de habitação social que permitam que a população mais carente tenha a possibilidade de se localizar em áreas mais centrais. 3. Levando atividades de cultura, esporte, lazer e de ensino complementar, com ênfase em alfabetização digital e 4. Colaborar com o avanço do ensino à distância universal. Para que essa contribuição seja efetiva é necessário inovar nas políticas públicas que hoje em dia não conseguem atenuar esse problema tão grave. Para isso, o CIDADES pretende contribuir com o desenho de políticas públicas urbanas propondo soluções inovadoras para as prefeituras parceiras desse projeto trazendo as empresas para esse desenho conjunto. Em mobilidade há uma oportunidade de se integrar de maneira muito mais intensa os modais em particular as novas formas trazidas pelos aplicativos de e-hailing. Em habitação social existe a oportunidade de se utilizar o estoque de imóveis se aproveitando dos avanços nas plataformas de locação de imóveis. Na oferta de atividades há um ativo subutilizado, as escolas que já possuem estrutura para seu uso em horários fora do período escolar para complementar a educação de seus alunos, mas também se inserir na comunidade. Finalmente, os investimentos realizados pelas prefeituras no ensino à distância representam uma oportunidade de gerar uma plataforma universal de acesso a recursos que não dependem do seu local de moradia. A contribuição da academia no desenho dessa política, na definição de projetos pilotos e na avaliação dos impactos desses pilotos para melhorar o desenho das políticas para uma população mais ampla, é o que pretendemos entregar ao longo desses cinco anos de projeto. Para tal será criado um laboratório de experimentos bem como um laboratório de inovação aberta dentro do centro onde as três esferas (governo, setor privado e academia) possam se unir para desenvolver essas políticas baseadas em evidências. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAIS, MAYURI A.; DE CAMARGO, RAPHAEL Y.. Real-time Incident Detection in Public Bus Systems Using Machine Learning. 2023 IEEE 26TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS, ITSC, v. N/A, p. 6-pg., . (21/11959-3, 15/24485-9, 14/50937-1, 23/02766-2)

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