Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das características geoquímicas e hidromecânicas de reservatórios geológicos de CO2 a partir de monitoramento geofísico dos processos de interação de fluidos ricos em CO2 com rochas (EHMPRES)

Processo: 22/02416-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2022 - 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Convênio/Acordo: NERC, UKRI
Pesquisador responsável:Colombo Celso Gaeta Tassinari
Beneficiário:Colombo Celso Gaeta Tassinari
Pesq. responsável no exterior: Ismael Himar Falcon-Suarez
Instituição no exterior: National Oceanography Centre, Southampton (NOC), Inglaterra
Instituição Sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Caetano Rodrigues Miranda ; Lucy Gomes Sant'Anna
Vinculado ao auxílio:20/15230-5 - Centro de Pesquisa e Inovação de Gases de Efeito Estufa - RCG2I, AP.PCPE
Assunto(s):Mudança climática  Captura e armazenamento de carbono  Bacia do Paraná 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ccs | Climate Change | CO2 geological storage | CO2 reactive reservoirs | Paraná Basin | Rio Bonito Formation | CO2 geological storage

Resumo

As tecnologias de emissão líquida zero de carbono em todo o mundo incluem o uso e armazenamento de captura de carbono (CCS). O armazenamento geológico seguro é essencial para permitir a transição energética. O NERC-FAPESP EHMPRES estabelecerá uma nova colaboração entre os principais especialistas mundiais em caracterização de reservatórios de armazenamento de CO2 do NOC e do IEE-RCGI/USP. Essa colaboração internacional desenvolverá novas capacidades para entender as mudanças geoquímicas e de transporte induzidas por CO2 que ocorrem em reservatórios geológicos a partir do registro geofísico, o que é essencial para uma implementação eficaz dos planos de CCS, internacionalmente. A colaboração com o IEE-RCGI/USP proporcionará ao NOC a oportunidade única de trocar conhecimento sobre formações excepcionais de reservatórios brasileiros direcionados para CCS, incluindo viagens de campo conjuntas para selecionar e coletar amostras-alvo para realizar pesquisas conjuntas e consolidar desenvolvimentos nesta área. Este projeto gerará um conjunto de dados abrangente de prova de conceito para avaliar a viabilidade de reservatórios CCS reativos a CO2, por meio de interpretação direta de dados e modelagem geofísica e reativa multidisciplinar multiescala. A colaboração internacional é essencial para possibilitar o acesso e interpretação de complexos geológicos reativos naturais direcionados ao CCS, para desenvolver e validar ferramentas de avaliação de reservatórios reativos para armazenamento de gás em todo o mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)