Auxílio à pesquisa 21/11390-0 - Gestão democrática da educação, Currículos e programas - BV FAPESP
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Mudanças curriculares e melhoria do ensino público

Processo: 21/11390-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Márcia Aparecida Jacomini
Beneficiário:Márcia Aparecida Jacomini
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:ADRIANO NASCIMENTO RIBEIRO ; Alexsandra Gomes Rabelo Melo ; Aline Campos Mira ; Aline Nunes Feitosa ; Ana Paula de Oliveira Corti ; Ana Paula Pascarelli dos Santos ; Andreia Fidelis Feliciano ; Andreza Barbosa ; Antonio de Jesus Rocha ; Bruna Alves Prado ; Bruna Valéria de Souza ; Caio Cesar Valladão Fiumari ; Camilla de Morais Afonso ; Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias ; Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella ; Claudia Pimenta ; Cristiano Feliciano Travassos ; Daniel Teixeira Maldonado ; Débora Cristina Goulart ; Dênio Augusto Vieira Sarôa ; Dulce Sachiko Yamamoto de Figueiredo ; Edmar Antonio de Oliveira Dias ; Eduardo Donizeti Girotto ; Elem Rose Vasconcelos da Silva ; Eliana Ferreira Porto Oliveira ; ELIANE SCANDELAI SOARES ; Eunice Pereira dos Santos ; Fabio Ferreira Lyra ; Felipe Willian Ferreira de Alencar ; Fernando Luiz Cássio Silva ; Francisca Jane Furtado Marinho ; Gabriel Meneses Barros ; Gerson dos Santos Correia ; Ingrid Costa Ribeiro Souza ; Isaac Oliveira Moutinho Junior ; Isabel Furlan Jorge ; Janaína Araújo Ogawa ; Janaína Paulieli Lavado ; João Victor Pavesi de Oliveira ; José Alves da Silva ; JOSEFA ALEXANDRINA DA SILVA ; Kelly Cristina Delfino Martins ; Leila Márcia Andrade de Oliveira ; Leonardo Bruno da Silva ; Leonardo Crochik ; Lilian Santos de Carvalho ; Luciana Rebello Carvalho ; Luís Renato Silva Maldonado ; Luiz Carlos Gonçalves de Almeida ; Marcia Cordeiro Moreira ; Marcia Regina da Silva ; Marcos Cesar da Costa ; Marcos Cesar Lemes ; Maria José da Silva Fernandes ; Mariana de Souza Leite Cassiano ; Mayra Ferreira Gonçalves da Silva ; Ozani Martiniano de Souza ; Patricia Lima de Oliveira ; Raphael Bueno Bernardo da Silva ; Regma Martins Cabilo Sandes ; Renato Aparecido Leopoldo Ribeiro ; Rodinei Ribeiro Chaves ; Ronaldo Aparecido Merces ; Sandra Altino de Queiroz Resende ; Sheilla Oliveira de Moraes ; Silvia Gomes Teixeira Quintas ; Sônia Franciso de Souza Silva ; Valeria Tenorio de Almeida ; Vanessa Alves Rodrigues ; Vania Sampaio Barrero ; Verginia Aparecida de Oliveira ; Wagner Marcelo da Cunha ; Walter Rubens Bolitto Carvalho ; Weverson Marques de Andrade
Bolsa(s) vinculada(s):24/21061-2 - A vice -direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular., BP.EP
24/19393-7 - Desenvolvimento de homepage, produção de comunicação e divulgação da pesquisa e de seus resultados, BP.TT
24/17815-1 - A docência e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 24/05576-2 - A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
24/01676-2 - A docência e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
24/02653-6 - A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
24/02529-3 - A coordenação pedagógica e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
24/02556-0 - A coordenação pedagógica e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
24/02560-8 - A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
24/02637-0 - A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
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23/04776-5 - Modelagem, alimentação, tabulação e análise de dados educacionais e sociodemográficos, BP.TT
23/02290-8 - A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12884-0 - Desenvolvimento de homepage, produção de comunicação e divulgação da pesquisa e de seus resultados, BP.TT
22/12132-8 - A direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
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22/12045-8 - A coordenação pedagógica e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12097-8 - A coordenação pedagógica e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12070-2 - A coordenação pedagógica e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12198-9 - A coordenação pedagógica e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12105-0 - A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12071-9 - A direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12880-4 - Análise bibliográfica e pesquisa qualitativa, BP.TT
22/12106-7 - A vice direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP
22/12075-4 - A direção escolar e a pesquisa-ação no processo de mudança curricular, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Gestão democrática da educação  Currículos e programas  Currículo de ensino médio  Reforma curricular  Pesquisa-ação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Base Nacional Comum Curricular | Gestão Democrática Escolar | Novo Ensino Médio | pesquisa-ação | Reformas Curriculares | Políticas Curriculares

Resumo

Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas. (AU)

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