Busca avançada
Ano de início
Entree

Promoção da sustentabilidade das construções no Brasil via GLOBE Consensus

Processo: 22/09197-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 15 de outubro de 2022 - 22 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:André Teófilo Beck
Beneficiário:André Teófilo Beck
Pesquisador visitante: Michael Havbro Nielsen Faber
Inst. do pesquisador visitante: Aalborg University (AAU), Dinamarca
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50948-3 - INCT 2014: tecnologias ecoeficientes avançadas em produtos cimentícios, AP.TEM
Assunto(s):Meio ambiente construído  Sustentabilidade  Gestão de riscos  Segurança estrutural  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestão de riscos | resiliência das construções | segurança das construções | sustentabilidade das construções | Ambiente construído

Resumo

Este projeto visa financiar parcialmente a vinda ao Brasil do Prof. Michael Faber, Department of Built Environment, Aalborg University, Denmark. O Prof. Faber tem uma extensa lista de resultados de pesquisa nas áreas de modelagem probabilística e analise de sistemas com aplicações à gestão de riscos, resiliência e sustentabilidade do ambiente construído. O Prof. Faber é um dos responsáveis pela fundação da Teoria da Confiabilidade Estrutural, fundamental na área de segurança das estruturas. Atualmente, o Prof. Faber atua junto ao Joint Committee on Structural Safety (ex-presidente), ao WEF (membro do Global Expert Network on Risk and Resilience), Global Risk Forum in Davos (Research Fellow), Danish Research Council e Danish Academy of Technical Sciences. Prof. Faber é um dos membros fundadores e atual president do Joint Committee on the GLOBE Consensus sobre sustentabilidade do ambiente construído. O GLOBE Consensus visa direcionar a atenção da comunidade global, dos políticos, dos líderes industriais e dos tomadores de decisão sobre a importância crítica do ambiente construído para o desenvolvimento sustentável, em escala local e global. Ações são urgentemente necessárias para assegurar que o ambiente construído do futuro seja resiliente, adequadamente seguro, e social, ambientalmente e economicamente sustentável. A visita do Prof. Faber incluirá palestras acadêmicas a estudantes de pós-graduação e pesquisadores da USP, e palestras mais técnicas, ou com orientação a aplicações, junto a ABECE e congresso do IBRACON. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIS GUSTAVO LOPES COSTA; ANDRÉ TEÓFILO BECK. Avaliação probabilística da carga variável de projeto para garagens brasileiras de veículos leves. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 17, n. 2, . (22/09197-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.