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O desenho como sistema de representação e pensamento espacial: uma abordagem histórico-cultural na cartografia escolar

Processo: 21/08606-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2022 - 30 de junho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Paula Cristiane Strina Juliasz
Beneficiário:Paula Cristiane Strina Juliasz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia  Educação infantil  Cartografia escolar  Mapeamento geográfico  Representação espacial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia | Educação Infantil | Funções psíquicas superiores | Geografia | Ensino de Geografia

Resumo

Toma-se como fio condutor duas questões advindas de resultados de pesquisas anteriores (FAPESP n° 10/02973-8 e 13/22654-2) e a obrigatoriedade da Educação Infantil a partir dos 4 anos de idade: Como as funções psíquicas superiores e a atividade criadora envolvem-se na formação de um conhecimento relativo ao espaço, como na formação das noções topológicas e projetivas? Quais elementos tornam o desenho um sistema de representação espacial capaz de mobilizar e ampliar o pensamento espacial? As perguntas condutoras desta pesquisa estão pautadas na premissa de que se o pensamento espaço-temporal é iniciado na infância, no interior dos grupos sociais, a gênese da representação espacial e da formação conceitual se encontra na Educação Infantil. O problema tratado por essa pesquisa é a ausência de referenciais teórico-metodológicos sobre o desenho como sistema de representação do espaço. A execução dessa pesquisa justifica-se por envolver os estudos sobre Cartografia Escolar com base na psicologia histórico-cultural, perscrutando o desenvolvimento das funções psíquicas superiores como estruturante para o pensamento espacial e a representação do espaço pelo desenho e por considerar o desenvolvimento do pensamento espacial ao longo dos processos formativos na escola e da alfabetização cartográfica. Objetiva-se estabelecer referências teórico-metodológicos sobre o desenho como sistema de representação espacial na Educação Infantil e desenvolve-se por meio da análise qualitativa das produções gráficas de crianças em atividades de ensino que compõem o acervo das pesquisas anteriores. Esta pesquisa encontra-se no campo da Cartografia Escolar, área constituída na interface da Educação, Geografia e Cartografia e ancorada na teoria histórico-cultural, consiste em um estudo sobre a relação entre pensamento (espacial) e linguagem (desenho e fala). (AU)

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