Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de tratamento terciário multibarreira para a remoção de microcontaminantes de ETEs de São Paulo

Processo: 22/00454-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2022 - 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Renato Falcão Dantas
Beneficiário:Renato Falcão Dantas
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Enelton Fagnani ; Joyce Cristale ; PATRICIA PREDIGER ; Renato Falcão Dantas
Bolsa(s) vinculada(s):22/08346-2 - Análise LC-MS/MS e TOC para caracterização de efluentes municipais, BP.TT
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Tratamento de esgotos sanitários  Processos oxidativos avançados  Ozonização  Ozônio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ozônio | ozonização | Processos oxidativos avaçados | Tratamento de Efluentes | Processos oxidativos avançados

Resumo

Estações de tratamento de esgotos (ETEs) são uma importante ferramenta de proteção ambiental e de saúde pública, já que atuam como barreira contra contaminações químicas e biológicas nos corpos hídricos. Infelizmente, o nível de captação e tratamento de esgotos no Brasil ainda está abaixo de países desenvolvidos. O estado de São Paulo apresenta os melhores índices de coleta e tratamento de esgoto do Brasil, mas ainda possui a maioria de suas ETEs sem um tratamento terciário adequado para as demandas atuais de proteção ambiental. Esse estudo visa o desenvolvimento de um tratamento multibarreira baseado na combinação de técnicas avançadas de tratamento de efluentes, como a ozonização, adsorção em carvão ativado e membranas para a produção de um efluente tratado de alta qualidade, com baixos níveis de microcontaminantes e que possa ser usado para fins de reuso de acordo com normas nacionais e internacionais de reutilização de efluentes municipais. Esse projeto prevê a otimização do sistema de tratamento para a eliminação de 80% de diversas classes de microcontaminantes, tanto de baixa quanto de alta reatividade com ozônio e com o radical hidroxila. Para garantir a segurança do efluente produzido, testes microbiológicos e ecotoxicológicos serão feitos e as características operacionais necessárias para produzir um efluente de qualidade serão determinadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALCANTE, RODRIGO PEREIRA; MALVESTITI, JACQUELINE APARECIDA; DIOGO JUNIOR, JOSE PAULO; DANTAS, RENATO FALCAO. Modeling carbonate/bicarbonate and nitrate disturbance during secondary effluent disinfection by UV/H2O2 and UV/ozone. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 86, n. 11, p. 20-pg., . (22/00454-0, 22/04015-1, 18/03248-7, 19/26210-8, 14/17774-1)
BARBACENA, RAISSA OLIVIA; CRISTALE, JOYCE; BARATA, CARLOS; LACORTE, SILVIA; DANTAS, RENATO F.. GC-HRMS analysis to evaluate the effectiveness of ozone disinfection in the removal of micropollutants from wastewater. ENVIRONMENTAL SCIENCE-WATER RESEARCH & TECHNOLOGY, v. N/A, p. 13-pg., . (22/00454-0, 20/10918-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: