Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações na regulação intracrina do tecido adjacente ao tumor e no tumor de mama induzidas pelo treinamento combinado

Processo: 20/06032-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2022 - 31 de março de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Carlos Ugrinowitsch
Beneficiário:Carlos Ugrinowitsch
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Miguel Soares Conceição ; Sophie Françoise Mauricette Derchain
Assunto(s):Neoplasias  Neoplasias mamárias  Qualidade de vida  Métodos não farmacológicos  Exercício físico  Treinamento físico combinado  Intracrinologia  Enzimas esteroidogênicas  Receptores de estrogênio  Receptores androgênicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Enzimas esteroidogênicas | exercício físico | Receptor androgênico | receptor estrogenico | Treinamento físico e Câncer.

Resumo

O câncer de mama foi o terceiro tipo de câncer mais incidente em 2016 (1,7 milhões casos), o mais comum em 131 países e a maior causa de morte por câncer em mulheres. Embora a taxa de sobrevivência tenha aumentado, o tratamento para o câncer de mama tem importantes efeitos colaterais, sendo que as diminuições da massa muscular esquelética e cardíaca se destacam. A realização do treinamento de força e do treino aeróbio em uma mesma sessão ou em dias alternados, denominado de treinamento combinado (TC), tem sido apontada como uma estratégia não farmacológica para mitigar esses importantes efeitos colaterais e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das mulheres que realizarão o tratamento neoadjuvante para o câncer de mama. Para além das adaptações morfológicas, o TC é um importante indutor da secreção de fatores de crescimento, fatores inflamatórios e hormônios esteroides no sangue. Uma vez que as células tumorais podem ser afetadas pelo ambiente sistêmico, é importante descrever as possíveis alterações nas concentrações de hormônios esteroides nessas células. Essas alterações na quantidade de hormônios esteroides no tumor e na região adjacente ao tumor podem afetar a intracrinalogia dessas células, afetando o desenvolvimento e o tratamento do câncer de mama. Objetivo: I) Investigar as mudanças nos níveis de hormônios esteroides, enzimas esteroidogênicas e receptores estrogênicos (RE) e androgênicos (RA) induzidas pelo TC na região adjacente ao tumor e no tumor; II) a partir dessas mudanças compreender como o TC influencia a regulação intracrina nessas regiões. Hipótese: As modulações agudas séricas induzidas pelo treinamento podem afetar a regulação intracrina nos tecidos adjacentes, bem como no tumor. Métodos: Aproximadamente 100 mulheres com câncer de mama com indicação de quimioterapia neoadjuvante serão alocadas em um dos seguintes grupos: TC antes da quimioterapia neoadjuvante (TC, n=50), ou grupo controle (GC, n=50). O TC terá duração de oito semanas (treinos de duas a três vezes por semana). Os testes de consumo máximo de oxigênio (VO2máx), de uma repetição máxima (1-RM), e massa livre de gordura por absorciometria de raios-X de dupla energia (DEXA) serão realizados pré e pós intervenção. A intracrinologia será avaliada antes e após o TC por análise de expressão gênica das enzimas esteroidogênicas e ELISA para os níveis hormonais, bem como imuno-histoquímica para análise dos receptores estrogênicos e androgênicos. Adicionalmente o efeito do TC será avaliado na expressão de proteínas que regulam as vias de atividade tumoral por multiplex. Resultados esperados: Será possível avançar no conhecimento acerca das relações entre o efeito do TC nos tecidos adjacentes ao tumor, principalmente na intracrinologia desses tecidos, e do tumor, bem como em vias moleculares de atividade tumoral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TELLES, GUILHERME DEFANTE; CONCEICAO, MIGUEL SOARES; VECHIN, FELIPE CASSARO; LIBARDI, CLEITON AUGUSTO; MORI, MARCELO ALVES DA SILVA; DERCHAIN, SOPHIE; UGRINOWITSCH, CARLOS. Exercise-Induced Circulating microRNAs: Potential Key Factors in the Control of Breast Cancer. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 13, p. 8-pg., . (19/25958-9, 20/06032-5, 20/06262-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.