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Investigação de metodologias educacionais construcionistas para criação de conteúdos e projetos para o ensino de matemática e ciências por meio de dispositivos IoT e ambiente virtual de aprendizagem com tutoria por machine learning

Processo: 21/12005-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de maio de 2022 - 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: SEBRAE-SP
Pesquisador responsável:Diogo Garcia Cunha
Beneficiário:Diogo Garcia Cunha
Empresa:DG Cunha Ensino Educacional
CNAE: Fabricação de periféricos para equipamentos de informática
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Município: São José do Rio Preto
Pesq. associados: Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
Vinculado ao auxílio:18/00968-9 - Desenvolvimento de hardware e software de uma placa de prototipação com sinalizadores de conexão inteligente por cor e conectores magnéticos para uso educacional, AP.PIPE
Auxílios(s) vinculado(s):21/14995-0 - Investigação de metodologias educacionais construcionistas para criação de conteúdos e projetos para o ensino de matemática e ciências por meio de dispositivos IoT e ambiente virtual de aprendizagem com tutoria por machine learning, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):22/11046-0 - Estudo, definição e implementação de um algoritmo de machine learning que atue em um ambiente virtual de aprendizagem para auxiliar no ensino de matemática e ciências., BP.TT
22/12322-1 - Desenvolvimento de módulos gamificados utilizando a stack de tecnologia MERN e Unity 3D, BP.TT
22/04380-1 - Investigação de metodologias construcionistas, desenvolvimento de conteúdos de Matemática e Ciências e estudo de campo utilizando as tecnologias digitais de ensino microdigo e DigoLab, BP.TT
22/04009-1 - Investigação de metodologias educacionais construcionistas para criação de conteúdos e projetos para o ensino de Matemática e Ciências por meio de dispositivos IoT e ambiente virtual de aprendizagem com tutoria por machine learning, BP.PIPE
Assunto(s):Tecnologia educacional  Aprendizado computacional  Ambiente virtual de aprendizagem  Tecnologias digitais  Internet das coisas  Construcionismo social  Ensino de matemática  Ensino de ciências 

Resumo

A Digo Maker desde 2016 ajuda crianças e adolescentes a aprenderem ciências da natureza e matemática de forma prática e lúdica por meio do pensamento computacional. Em 2021 a empresa desenvolveu a DigoLab, um ambiente virtual de aprendizagem e a microdigo, uma solução educacional que usa eletrônicos IoT (internet of things) e programação para montagem de projetos educacionais do tipo STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Dados do PISA de 2018, mostram que o Brasil possui um dos piores rendimentos em leitura, matemática e ciências, na qual, situa-se entre os 10 piores rendimentos do mundo e possui notas muito abaixo da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).Outro agravante é a evasão escolar no Brasil, na qual evadem do ensino médio cerca de um milhão e meio de adolescentes todos os anos, fato que, segundo pesquisas (BETTEGA, 2016), em média, 30% desta evasão se deve a falta de interesse ou falta de perspectiva. Este projeto dialoga com três áreas: o Ensino e Processos Formativos, a computação física e a ciência da computação relacionada ao desenvolvimento de algoritmos de Machine Learning e Data Analytics. O objeto de estudo deste projeto se dá em investigar metodologias de ensino com referencial teórico no construcionismo que proporcionem o uso de atividades híbridas com pedagogia ativa por meio da computação física, o pensamento computacional e o uso de recursos digitais incorporando um algoritmo de machine learning à DigoLab de forma que seja possível identificar tendências de desempenho e propor projetos práticos de microdigo que possam sanar dificuldades específicas de aprendizado. (AU)

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