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Qualidade física do solo na operação de transbordo na colheita mecanizada da cana-de-açúcar

Processo: 21/09077-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2022 - 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Zigomar Menezes de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Cássio Antonio Tormena ; Milton César Costa Campos ; Newton La Scala Júnior
Assunto(s):Física do solo  Manejo do solo  Compactação dos solos  Micromorfologia do solo  Conservação do solo  Máquinas agrícolas  Cana-de-açúcar  Produtividade de culturas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atributos Físicos do Solo | cana-de-açúcar | Compactação do solo | desenvolvimento radicular | Micromorfologia do solo | Tráfego agrícola | Manejo e conservação do solo

Resumo

O intenso tráfego de máquinas no sistema de produção de cana-de-açúcar no Brasil tem aumentado os níveis de compactação do solo, resultando na alteração dos atributos físicos e mecânicos do solo e a consequente redução da sua capacidade produtiva. Dentro deste contexto, o transporte da cana-de-açúcar no canavial foi identificado como a operação mecanizada com maior impacto na compactação do solo. O objetivo desta pesquisa é avaliar os impactos de diferentes sistemas de transbordo da cana-de-açúcar na operação de colheita sobre os atributos físicos e a qualidade do solo, e os seus efeitos no sistema radicular e no rendimento da cultura. O estudo será realizado em condições de campo num latossolo vermelho distrófico típico no município de Frutal, estado de Minas Gerais, nos primeiros dois ciclos da cana soca (safras 2021/2022 e 2022/2023). O experimento foi implantado em 2019 com delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições e quatro tratamentos definidos pelos seguintes conjuntos de máquinas: trator com 134 kW + transbordo de 21 Mg; trator de 134 kW + dois transbordos de 10 Mg; trator de 172 kW + transbordo de 30 Mg; caminhão + transbordo de 21 Mg. Serão quantificados indicadores físicos das alterações impostas pelos transbordos por meio da densidade do solo, resistência do solo à penetração, distribuição da porosidade, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar, pressão de pré-consolidação e alterações micromorfológicas do espaço poroso. Também serão avaliados os efeitos da compactação no sistema radicular (densidade e área radicular) e no rendimento da cultura. Com a concretização do projeto, será possível compreender quais sistemas de transbordo permitem minimizar a compactação do solo e a manutenção da sua funcionalidade física cujos efeitos refletem na produtividade da cultura. (AU)

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