Auxílio à pesquisa 21/00510-5 - Respiração artificial, Infecção hospitalar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de produto nanobiotecnológico composto de endolisinas codificadas por bacteriófagos: estratégias em tubos endotraqueais para os controles de biofilme e o risco de infecção

Resumo

Os biofilmes são agentes etiológicos de diversas doenças infecciosas, principalmente àquelas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Dispositivos odonto-médico-hospitalares ou produtos para saúde (PPS), como os tubos endotraqueais apresentam condições adequadas para formação de biofilme e, consequentemente, o surgimento de infecções, agravando o quadro clínico dos pacientes. O impacto dos biofilmes na saúde tem promovido o desenvolvimento de diferentes abordagens, visando o controle desta fonte de contaminação. Os resultados bem-sucedidos na fagoterapia impulsionam novas pesquisas com bacteriófagos e enzimas codificadas pelos vírus para o controle de biofilmes. No entanto, as evidências científicas da utilização de endolisinas no controle de biofilmes formados por bactérias gram-negativas são escassas devido à dificuldade das enzimas em atravessar a membrana externa da parede celular bacteriana para atuar nos peptideoglicanos. Assim, o objetivo desta proposta de pesquisa será clonar, expressar e purificar as endolisinas dos bacteriófagos vB_PaeM_USP_2 e vB_PaeM_USP_18, os quais apresentam potencial lítico elevado e foram, recentemente, descritos na literatura científica pelo nosso grupo de pesquisa. A potencial aplicabilidade antibacteriana e antibiofilme das enzimas recombinantes associada a nanoestruturas serão avaliadas in vitro e ex vivo contra Pseudomonas aeruginosa. Além disso, um tubo endotraqueal nanobiotecnológico recoberto por endolisinas recombinantes encapsuladas em lipossomas ou nanopartículas poliméricas será investigado in situ e in vivo usando um modelo de formação de biofilme em fluxo contínuo e um modelo animal em ventilação mecânica, respectivamente. Por fim, a ativação da resposta imune inata será avaliada, in vitro, através da resposta de neutrófilos e monócitos na presença das endolisinas recombinantes, visando esclarecer se as formulações nanobiotecnológicas são capazes de ativar resposta imune e se são seguras para uma futura aplicabilidade clínica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MODA-SILVA, LETICIA S.; OLIVEIRA, VIVIANE C.; SILVA-LOVATO, CLAUDIA H.; FERNANDEZ-BARAT, LAIA; WATANABE, EVANDRO. Phage-based therapy: promising applicability in the control of oral dysbiosis and respiratory infections. FUTURE MICROBIOLOGY, v. 17, n. 17, p. 4-pg., . (21/00510-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: