Busca avançada
Ano de início
Entree

Alocação otimizada de concentradores inteligentes em redes de baixa tensão com recursos energéticos distribuídos

Resumo

Durante muitos anos, o planejamento e operação das redes de distribuição de baixa tensão foram feitos com base nas curvas de carga estimadas a partir de valores históricos registrados em campanhas de medição. Essa estratégia tem sido revista com a modernização dos sistemas de distribuição, onde as empresas concessionárias de energia elétrica têm utilizado concentradores inteligentes para coletar informações dos consumidores de baixa tensão. Porém, em redes elétricas extensas como no Brasil, a instalação de tais concentradores é bastante desafiadora e demanda um alto investimento. Por outro lado, consumidores em áreas urbanas estão usando cada vez mais recursos energéticos distribuídos como, por exemplo, sistemas fotovoltaicos e veículos elétricos. A utilização massiva desses recursos permite a criação de zonas de agregação a partir da região de cobertura dos concentradores para oferecer novas estruturas de mercado. Neste projeto de pesquisa, propõe-se desenvolver metodologias que auxiliem as empresas concessionárias na alocação ótima de concentradores inteligentes e criação de zonas de agregação. As zonas de agregação permitirão obter informações necessárias para o planejamento das redes de baixa tensão e para a análise de novas estruturas de mercado que possam surgir pelo uso de recursos energéticos distribuídos. Nessas metodologias serão consideradas tanto as características locais da zona de concessão das empresas distribuidoras, como as restrições relacionadas às tecnologias de comunicação usadas entre os concentradores e medidores inteligentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAYLAKAR, MARJHORRE; MAJOR, LUCAS V. L.; BELATI, EDMARCIO A.; FALCAO, DJALMA M.; HEYMANN, FABIAN; MELO, JOEL D. Spatial-economic framework to estimate small biomass plant remuneration in reactive power markets. SUSTAINABLE ENERGY GRIDS & NETWORKS, v. 28, DEC 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.