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NEONX - tecnologia inovadora para check-in expresso de pacientes e diminuição de fraudes por reconhecimento facial

Processo: 21/06384-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de outubro de 2021 - 30 de setembro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Paulo Gurgel Pinheiro
Beneficiário:Paulo Gurgel Pinheiro
Empresa Sede:Hoobox Robotics Tecnologia do Brasil Ltda. - ME
CNAE: Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Município: Campinas
Pesquisadores associados:Dandara Thamilys Guedes de Andrade ; Youri Eliphas de Almeida
Vinculado ao auxílio:19/09111-6 - NEONX - tecnologia inovadora para check-in expresso de pacientes e diminuição de fraudes por reconhecimento facial, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):21/15087-0 - Desenvolvimento de plataforma web para envio de convites e controle de acesso em sistema de check-in expresso, BP.TT
Assunto(s):Agendamento de consultas  Controle de acesso  Inteligência artificial  Reconhecimento facial  Visão computacional  Plataforma (computação)  Aplicativos móveis  Serviços médicos de emergência 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agendamento online | Controle de acesso | Inteligência Artificial | Reconhecimento Facial | Visão computacional

Resumo

O tempo de espera em salas de emergência hospitalar e pronto-atendimentos é um fator crítico que afeta a segurança e conforto do paciente, sendo inclusive um dos principais indicadores de desempenho da unidade de atendimento. Períodos longos de espera contribuem para a superlotação do setor desencadeando problemas no tratamento e evolução dos pacientes, diminuição do conforto, recusa de novas ambulâncias ou pacientes, aumento do estresse da equipe médica e de atendimento. No Brasil, por exemplo, o tempo de espera no pronto atendimento (PA) é a queixa mais comum para 23% dos usuários de planos de saúde. O fenômeno da superlotação que ocorre nos serviços de PA não é apenas uma realidade brasileira. Entre os anos de 2008 e 2015, o número de visitas a unidades de PA (ou clínicas walk-in) nos Estados Unidos subiu de 47 para 103 visitas a cada 1000 pessoas em 2015, o equivalente a um aumento de 119% e o tempo médio para atendimento por um médico de 46,5 minutos. No Canadá, esse tempo de espera pode chegar a 78 minutos. Para minimizar o tempo de espera entre a triagem e a consulta, diversas metodologias já foram adotadas; como o Projeto Lean que reduziu o tempo de espera de 3 para 1,5 horas em 20 hospitais no Brasil desde 2018. Entretanto, poucas investidas têm sido feitas para diminuir o tempo de espera entre a chegada do paciente na unidade e o processo de identificação, que continua manual e lento. Com o grande avanço de clínicas walk-in, tendência no Brasil e Estados Unidos, esse tempo é justamente o mais crítico. Em algumas unidades walk-in, até a triagem é feita por aplicativo móvel, onde o usuário responde perguntas sobre os sintomas sentidos. Dessa forma, o tempo entre a chegada e a identificação é o gargalo. O processo de identificação antes da consulta se faz necessário pois fraudes no uso de planos de saúde é o principal tipo de corrupção realizado pelos pacientes em ambientes hospitalares. Para diminuir tais fraudes, investidas tecnológicas e de pesquisa já foram realizadas utilizando sensores biométricos, sendo o mais popular o reconhecimento de digitais. No entanto, essas investidas aumentaram ainda mais o tempo de espera. O projeto NEONX está sendo desenvolvido desde agosto de 2018 no Hospital Israelita Albert Einstein e no Laboratório de Inovação da Johnson & Johnson, em Houston-TX, onde a empresa também está incubada. O principal objetivo é desenvolver a primeira solução de check-in expresso com reconhecimento facial para diminuir o tempo entre a chegada do paciente a unidades hospitalares e a abertura do seu atendimento, evitando contato físico, troca de documentação e inconsistências que só vão ser descobertas na hora, preenchimentos de formulários de papel, fraudes e problemas com elegibilidade de plano de saúde. O produto possuirá três partes: i) um aplicativo móvel, onde o cliente será capaz de realizar o seu pré-checkin à distância, ii) plataforma web, onde o hospital envia o convite para o paciente realizar o pré-cadastro após o agendamento, e iii) o totem de reconhecimento facial, que pode ser físico ou 100% online, que libera o acesso ou inicia o atendimento na recepção. Após o avanço da COVID-19, em meados de 2020, justamente durante a FASE 1, o NEONX ganhou força como projeto e passou a atender outros mercados, hoje, apesar de ser o primeiro especializado na jornada de um paciente e um protótipo, atende clientes em multi-setores como educação, varejo e imobiliário, levando o respaldo e chancela da área da saúde para outros mercados como uma ferramenta de proteção humana. (AU)

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