Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel fisiopatológico das catecolaminas endoteliais

Resumo

O endotélio é um órgão capaz de regular tônus vascular através da liberação de agentes relaxantes tais como óxido nítrico, prostaciclina etc. ou contráteis endotelinas, angiotensina etc. O conceito fisiológico atual propõe que tal regulação também pode ocorrer através da liberação de catecolaminas de origem exclusivamente neural. Nosso grupo demonstrou em tecidos isolados de répteis que o endotélio constitui uma fonte de catecolaminas, visto que a contração da aorta induzida por estimulação por campo elétrico é abolida por antagonistas adrenérgicos e pela remoção do endotélio. Imunohistoquímica identificou a presença da enzima tirosina hidroxilase no endotélio de tecido humano e de serpentes. Conforme descrito no projeto, o papel fisiológico e fisiopatológicos das catecolaminas endotelias em humanos será avaliado através de uma abordagem farmacológica in vitro, utilizando artérias e veias humanas, e uma abordagem farmacológica in vivo, através de ensaios clínicos. Também tem como objetivo embasar as observações obtidas nos ensaios farmacológicos in vitro e in vivo com um substrato morfológico, através da identificação e possível quantificação da via metabólica de catecolaminas através de imuno-histoquímica e através de ensaio de hibridização in situ por RNA (do inglês, RNA-ISH, RNA in situ hybridization) com a tecnologia RNA Scope®. Espera-se que o conjunto das informações obtidas demonstrará a relevância fisiológica e fisiopatológica das catecolaminas endoteliais em humanos e dimensionará sua importância em relação ao controle adrenérgico neural. Será investigado também se o endotélio tem capacidade de sintetizar e liberar outras aminas vasoativas, como a serotonina e a histamina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITTO-JUNIOR, JOSE; XIMENES, LUIZ; RIBEIRO, ANDRE; FREGONESI, ADRIANO; CAMPOS, RAFAEL; KIGUTI, LUIZ RICARDO DE ALMEIDA; MONICA, FABIOLA Z.; ANTUNES, EDSON; DE NUCCI, GILBERTO. 6-Nitrodopamine is an endogenous mediator of rat isolated epididymal vas deferens contractions induced by electric-field stimulation. European Journal of Pharmacology, v. 911, NOV 15 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.