Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvendo uma nova geração de materiais avançados multicomponentes via síntese mecanoquímica

Resumo

A demanda global por processos e produtos ambientalmente amigáveis tem conduzido a pesquisa científica e industrial em direção a uma química mais sustentável e à preparação de novos materiais com desempenho e propriedades aprimorados. Apesar do sucesso impressionante das técnicas convencionais para síntese e design de materiais, as abordagens clássicas envolvem alto consumo de solvente e energia. Além disso, o número de materiais multicomponentes, que são atraentes para diversas aplicações tecnológicas, preparados por tais abordagens, permanece limitado. Assim, a busca por rotas alternativas de síntese, inscritas num cenário da química sustentável, e que sejam capazes de gerar materiais altamente ativos, é, portanto, imperativa. Esse é o caso das transformações induzidas por moagem mecânica, que resultam em materiais avançados como nanopartículas metálicas (NPs) e nanopartículas de óxidos metálicos para aplicações em catálise e energia. A mecanoquímica tem atraído atenção como uma alternativa ecologicamente correta para a química na pesquisa acadêmica e industrial e para as ciências dos materiais, tendo sido recentemente considerada como uma das dez inovações químicas que podem mudar o mundo. Porém, o uso da mecanoquímica na síntese de NPs metálicos na sua forma livre ou suportadas sobre uma matriz sólida ainda é pouco explorado, ocultando o efetivo potencial da técnica. No presente projeto pretendemos explorar e expandir o uso de rotas mecanoquímicas para a síntese de NPs mono- e multimetálicas e nanoestruturas suportadas em óxidos. Os parâmetros que influenciam a estrutura dos materiais finais (tamanho, morfologia etc.) serão identificados pelo estudo cuidadoso das condições de reação, particularmente os parâmetros associados à moagem. Adicionalmente, investigaremos os mecanismos de formação das NPs utilizando técnicas de caracterização do estado da arte, permitindo controlar a mecanossíntese das nanoestruturas. Finalmente, os materiais potentialmente ativos serão selecionados e testados como catalisadores. Isso permitirá o estabelecimento de uma relação estrutura-propriedade, abrindo caminho para o design racional de uma nova geração de materiais avançados altamente ativos no estado sólido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RAFAEL T. P.; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I.; DE OLIVEIRA, PAULO F. M.. echanochemical Strategies for the Preparation of SiO2-Supported AgAu Nanoalloy Catalyst. RONTIERS IN CHEMISTR, v. 10, . (15/26308-7, 18/16219-5, 21/12899-4, 20/14955-6)
BUZANICH, ANA GUILHERME; CAKIR, C. TUFAN; RADTKE, MARTIN; HAIDER, M. BILAL; EMMERLING, FRANZISKA; DE OLIVE, PAULO F. M.; MICHALCHUK, ADAM A. L.. Dispersive x-ray absorption spectroscopy for time-resolved in situ monitoring of mechanochemical reactions. Journal of Chemical Physics, v. 157, n. 21, p. 11-pg., . (20/14955-6, 21/12899-4)
DA SILVA, RAFAEL T. P.; SILVA, DAGOBERTO O.; DE OLIVEIRA, PAULO F. M.; BELLABARBA, RONAN; JOHNSTON, PETER; SMIT, JOOST; HOLT, JARLE; BETHAM, MICHAEL; ROSSI, LIANE M.. Solvent-Free Aerobic Oxidative Cleavage of Methyl Oleate to Biobased Aldehydes over Mechanochemically Synthesized Supported AgAu Nanoparticles. CHEMPLUSCHEM, v. N/A, p. 12-pg., . (20/14955-6, 21/00675-4, 21/12899-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: