Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do metabolismo e do papel do itaconato na regulação das funções efetoras de macrófagos e neutrófilos infectados por Fonsecaea pedrosoi

Resumo

A cromoblastomicose é uma micose subcutânea crônica e progressiva causada principalmente pelo fungo Fonsecaea pedrosoi. Suas infecções estabelecidas podem desenvolver lesões crostosas e exsudativas com formação de granulomas, compostos principalmente por macrófagos e neutrófilos. Trabalhos da década de 90 sugerem que os conídios conseguem sobreviver dentro dos macrófagos e que, após serem estimulados com IFN-³, os macrófagos apresentam capacidade de conter o crescimento do fungo, mas não conseguem matá-los. Embora escassos, os trabalhos demonstram que os neutrófilos apresentam alta capacidade fungicida sobre os conídios e hifas do F. pedrosoi. Entretanto, não há nenhum dado na literatura sobre o metabolismo destas células em infecção por F. pedrosoi. Nos últimos anos, o campo do metabolismo celular na interação patógeno-hospedeiro vem ganhando destaque. Utilizando drogas agonistas e antagonistas das vias glicolíticas e de oxidação fosforilativa, nosso projeto propõem manipular o metabolismo dos macrófagos e neutrófilos como forma de estimular estas células na eliminação de conídios e hifas do fungo. Estudando a ativação do metabolismo dos macrófagos e neutrófilos na infecção por conídios e hifas de F. pedrosoi nós buscamos um melhor entendimento da relação patógeno-hospedeiro par que assim possamos buscar novos alvo-terapêuticos no tratamento da cromoblastomicose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTAS BREDA, LEANDRO CARVALHO; DE SOUZA BREDA, CRISTIANE NAFFAH; KAIHAMI, GILBERTO HIDEO; FOGACA DE ALMEIDA, JOSE ROBERTO; JANNUZZI, GRASIELLE PEREIRA; FERREIRA, LUCAS GONCALVES; DE ALMEIDA, SANDRO ROGERIO. Neutrophil-suppressive activity over T-cell proliferation and fungal clearance in a murine model of Fonsecaea pedrosoi infection. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1 OCT 12 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.