Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação, especiação e avaliação da biogeodisponibilidade (transferências entre os sistemas água-solo-planta) de elementos tecnologicamente críticos (TCE)

Processo: 21/00572-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2021 - 30 de setembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Amauri Antonio Menegário
Beneficiário:Amauri Antonio Menegário
Instituição-sede: Centro de Estudos Ambientais (CEA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Pesq. associados:Chang Hung Kiang ; Johanna Irrgeher ; Paul Nicholas Williams ; Thomas C. Meisel ; Thomas Prohaska
Assunto(s):Biogeodisponibilidade  Elementos tecnologicamente críticos  Amostradores passivos  Ecotoxicologia 

Resumo

Os elementos tecnologicamente críticos (TCE) são um conjunto de elementos ultra traço com a particularidade de serem escassos na superfície da Terra, mas cada vez mais utilizados em aplicações tecnológicas modernas devido à suas propriedades específicas. Esses elementos incluem os metais do grupo da Platina, Terras Raras e outros como, Nb, Ta, Ge e Te. Devido à sua alta demanda nos campos de comunicação, transporte e energia, a produção extrativa de TCE cresceu recentemente em várias ordens de magnitude. Isso levou a um interesse crescente em entender os comportamentos ambientais e ecotoxicológicos dos TCE e, consequentemente, a demanda para o desenvolvimento de técnicas analíticas adequadas para determinação os TCE. Contudo, atualmente é reconhecia na literatura, que os métodos para determinação, especiação e biogedisponibilidade destes elementos são escassos. Isso dificulta uma compreensão consistente da biogeoquímica destes elementos. Diante da situação exposta acima, pretende-se estabelecer e desenvolver novos métodos para a determinação, especiação e avaliação da biodisponibilidade dos TCE em águas superficiais, plantas e solos. Para isso, serão desenvolvidos novos métodos baseados nas técnicas de espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente e difusão em filmes finos por gradiente de concentração (com agentes ligantes convencionais e recém-desenvolvidos). O presente estudo será direcionado para três locais sujeitos a contaminação de TCE: 1) A bacia do rio Corumbataí (Estado de são Pulo) altamente afetada pelo complexo industrial cerâmico de Santa Gertrudes, maior polo industrial cerâmico da América Latina; 2) O rio Paraíba do Sul na Região, nas proximidades de São José dos Campos (SP), onde há empresas de aparelhos eletroeletrônicos que liberam os efluentes tratados a estas águas; 3) O complexo de mineração de Urânio (Estado de Minas Gerais, no município de Caldas) com solos enriquecidos em Ce, Nd, La, Th e Zr, dentre outros. O foco da proposta é direcionado para uma abordagem inovadora que pode iniciar uma nova linha de pesquisa no CEA/UNESP e, possivelmente, no Estado de São Paulo. Além disso, apesar de ser direcionada a áreas de estudo no Brasil, a proposta tem caráter internacional, pois contará, dentre outros pesquisadores alocados fora do Brasil, com um grupo de pesquisadores da Universidade de Minas de Leoben (Montanuniversität Leoben - Áustria), especialistas em TCE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)