Busca avançada
Ano de início
Entree

Manufatura avançada: investigação sobre o efeito dos gases do processo nas propriedades magnéticas e mecânicas de amostras do aço maraging 300 produzidas por fusão em leito de pó

Resumo

A manufatura aditiva de peças metálicas tem se expandido à medida que os defeitos intrínsecos ao processo, que podem interferir na performance do material, têm sido gerenciados. O processo de fusão em leito de pó é caracterizado pela sucessiva consolidação de camadas por meio da energia proveniente de um laser. Durante a fusão do pó e estruturação das camadas, o material é exposto a ciclos térmicos com altas taxas de resfriamento que podem promover a reação de oxidação por meio do nível de oxigênio residual presente na atmosfera do processo. Assim, os gases utilizados na câmara de construção têm a finalidade de proteger a solidificação da poça de fusão da contaminação de outros elementos (ex: O2). Os gases também têm a função de retirar possíveis subprodutos do processo (fumaça, fagulhas, partículas de pó) que podem ficar na trajetória do feixe de laser e atenuar a energia incidente sobre o material, causando defeitos na peça fabricada. Diversos parâmetros do processo podem alterar as propriedades do material metálico produzido por fusão em leito de pó, porém, os efeitos do uso de diferentes gases de proteção e posicionamentos das peças na plataforma de construção sobre as propriedades magnéticas e mecânicas dos produtos ainda requer investigações. Nesse contexto, compreender a interação de diferentes tipos de gases com diferentes locais de construção pode promover descobertas inovadoras sobre o comportamento das propriedades magnéticas e mecânicas dos corpos de prova. Ensaios para caracterização das propriedades mecânicas e magnéticas possibilitam evidenciar os fenômenos que acontecem nesse contexto de fabricação e correlacioná-los com o intrincado sistema de causa e efeito inerente ao processo. Considerando a relevância do aço maraging 300 para aplicações de manufatura avançada, o presente projeto visa investigar os efeitos da utilização dos gases de proteção em peças de aço maraging 300 posicionadas em diferentes localizações da plataforma de construção por fusão em leito de pó, em especial, quanto à performance mecânica e magnética. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, AMANDA ROSSI; JOVICEVIC-KLUG, MATIC; DE OLIVEIRA, VITOR FURLAN; TEIXEIRA, JULIO CARLOS; DEL CONTE, ERIK GUSTAVO. arkhausen Noise monitoring of microstructure and surface residual stress in maraging steel manufactured by Powder Bed Fusion and agin. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED MANUFACTURING TECHNOLOGY, v. 119, n. 3-4, . (21/00553-6, 18/11282-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: