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Leitores orgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura

Processo: 20/03615-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2021 - 31 de outubro de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Luzmara Curcino Ferreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/05271-1 - Leitores orgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura, BP.TT
Assunto(s):Leitura  Análise do discurso  Emoções  Vergonha  Orgulho 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discursos sobre a leitura | Emoções | Leitor brasileiro | Orgulho | Vergonha | Análise do discurso; Teorias da Leitura

Resumo

Em consonância com as pesquisas que venho realizando e orientando junto ao Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE/CNPq - UFSCar), dedicadas à análise de discursos sobre essa prática, nesta pesquisa objetivo analisar enunciados sobre a leitura cuja especificidade se caracteriza pela evocação regular de certas emoções relacionadas a essa prática, em especial a 'vergonha' e o 'orgulho'. Em nossas análises buscamos depreender aspectos do funcionamento desses discursos sobre a leitura e das representações do sujeito leitor, descrevendo e interpretando processos, formas e fenômenos de sua constituição, de sua formulação e de sua circulação em nossa sociedade, de modo a melhor compreender o impacto e alcance dessas formas de enunciar sobre os modos como essa prática e essa posição-sujeito são concebidas, avaliadas e exercidas entre nós. Tendo como pressuposto essa atuação subjetivante dos discursos, analisaremos um amplo corpus de enunciados, obtido junto a acervos digitais, redes sociais, textos da mídia convencional e a respostas a questionário formulado para esse fim. Visamos, assim, contribuir com o avanço nos estudos sobre essa prática no Brasil, ao tratarmos desse aspecto dos discursos sobre a leitura ainda não explorado de maneira exclusiva e sistemática e de cuja reflexão se espera uma melhor compreensão do funcionamento imobilizante ou emancipatório sobre nossas práticas. Para isso, nos apoiaremos teórica e metodologicamente em princípios e noções da Análise de discurso, sobretudo de base foucaultiana; em estudos da História cultural acerca da leitura, segundo Roger Chartier, articulada a concepções da Sociologia da distinção cultural bourdieusiana; e na recente abordagem das emoções estabelecida no âmbito da História cultural e da História das sensibilidades, tal como empreendida por Jean-Jacques Courtine, entre outros. (AU)

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