Busca avançada
Ano de início
Entree

Genômica, patogenicidade, resistência, terapia antitumoral e vacinas baseadas em Salmonella enterica

Processo: 21/00465-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2021 - 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcelo Brocchi
Beneficiário:Marcelo Brocchi
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Luiz Fernando Celidonio Zerbini
Bolsa(s) vinculada(s):22/11399-0 - Salmonella enterica e Vesículas de Membrana Externa Como Agente Antitumoral, BP.TT
Assunto(s):Genômica  Biologia molecular  Salmonella enterica  Antineoplásicos  Vacinas  COVID-19  SARS-CoV-2  Biotecnologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Salmonella enterica | SARS-CoV-2 | Terapia tumores | Vacina | YbaB | Microbiologia

Resumo

Salmonella enterica é um importante patógeno humano e de outros animais e seu controle é fundamental em políticas de saúde. Monitorar o surgimento e as características de linhagens de alta patogenicidade e mais invasivas é um dos aspectos importantes deste controle. Além disso, utilizando técnicas de biologia molecular, S. enterica pode ter sua patogenicidade atenuada e pode ser modificada para carrear moléculas heterólogas encontrando aplicações no desenvolvimento de terapia antitumoral ou de vacinas. Com base no exposto, este projeto tem por objetivo, através de abordagens microbiológicas, de genômica e técnicas de biologia molecular, estudar diferentes aspectos da biologia de S. enterica, assim como explorar seu potencial biotecnológico no desenvolvimento de linhagens e OMVs com propriedade antitumoral e vacinal, esta última aplicada no desenvolvimento de uma plataforma de vacinas, usando COVID-19 como modelo. O projeto está subdividido em 4 subprojetos: (1) Caracterização do perfil de resistência e genômica de Salmonella enterica Typhimurium, I 4,[5]12:i:- e subespécies diarozonae e salamae; (2) Caracterizações adicionais da função gênica em mutantes de S. enterica ”ybaB; (3) S. enterica e OMVs como agentes antitumorais; (4) RASV e OMVs como carreadoras de antígeno do vírus SARS-CoV-2. O projeto irá contribuir com novos dados sobre a biologia de S. enterica e na exploração de seu potencial no tratamento de tumores e no desenvolvimento de vacinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILAS BOAS CORDEIRO, TAMIRES FERNANDA; PARDINI GONTIJO, MARCO TULIO; JORGE, GENESY PEREZ; BROCCHI, MARCELO. EbfC/YbaB: A Widely Distributed Nucleoid-Associated Protein in Prokaryotes. MICROORGANISMS, v. 10, n. 10, p. 15-pg., . (17/10051-2, 20/01535-9, 21/00465-0)
PARDINI GONTIJO, MARCO TULIO; TELES, MATEUS PEREIRA; PEREIRA VIDIGAL, PEDRO MARCUS; BROCCHI, MARCELO. Expanding the Database of Signal-Anchor-Release Domain Endolysins Through Metagenomics. PROBIOTICS AND ANTIMICROBIAL PROTEINS, v. 14, n. 4, p. 10-pg., . (20/09815-0, 20/01535-9, 21/00465-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: