Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração de pistas audiovisuais na percepção de fala de crianças com distúrbio fonológico

Processo: 20/03990-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2021 - 31 de julho de 2023
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Larissa Cristina Berti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Pesq. associados: Denis Burnham
Assunto(s):Percepção de fala 

Resumo

A percepção de fala é um evento audiovisual, uma vez que envolve a integração de pistas auditivas e visuais no interior de uma entidade fonológica (Dodd et al, 2008). Desse modo, uma inabilidade para produzir os sons corretamente poderia interferir na habilidade de leitura labial, como é o caso das crianças com distúrbio fonológico. O presente estudo propõe investigar como se dá a integração de pistas audiovisuais em crianças com distúrbio fonológico e, ainda, verificar se a classe fonológica interfere nessa integração. Vinte e cinco crianças com o diagnóstico de distúrbio fonológico serão recrutadas do serviço de Clínica Fonoaudiológica da UNESP de Marília. Os estímulos auditivos e visuais serão constituídos por sílabas simples envolvendo as oclusivas e fricativas desvozeadas: /pa/, /ta/, /ka/, /fa/, /sa/ e /+a/. O procedimento experimental de percepção consistirá de um teste de identificação composto por três etapas distintas: (1) apresentação de estímulos por via auditiva; (2) via visual; (3a) informações de integração audiovisuais congruentes e (3b) incongruentes. Assume-se que a classe fonológica (oclusivas vs fricativas) seria um fator que exigiria maior grau de integração de pistas. Espera-se que crianças com distúrbio fonológico apresentem dificuldades na integração audiovisual na percepção de fala, priorizando apenas uma das informações: auditiva ou visual. Esperam-se contribuições para a discussão em torno das teorias de percepção de fala uni vs multimodais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTI, LARISSA CRISTINA; DE ASSIS, MAYARA FERREIRA; CREMASCO, ELISSA; VIEIRA CARDOSO, ANA CLAUDIA. Speech production and speech perception in children with speech sound disorder. CLINICAL LINGUISTICS & PHONETICS, JUL 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.