Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de redes neurais artificiais aplicadas à predição da maturação a partir de parâmetros de qualidade de bananas

Resumo

A bananeira (Musa spp.) é responsável por fornecer uma das frutas mais consumidas e apreciadas em todas as regiões do mundo, sendo cultivada principalmente nos países de clima tropical. Neste contexto, diversos sistemas de manejo vêm sendo desenvolvidos para simular o crescimento, rendimento, bem como a produção de diversas culturas a partir de diferentes parâmetros de entrada. Este trabalho busca criar um banco de dados a partir da determinação de parâmetros de qualidade de bananas em 4 estádios de maturação e deste modo aplicar a modelagem matemática de Rede Neural Artificial para criar um classificador capaz de predizer o estádio de maturação dos frutos. Ao final, será possível realizar a predição do ponto de maturação dos frutos, objetivando o processo, o que causará a minimização dos erros devido à subjetividade, possibilitando uma remuneração mais justa ao produtor e produtos padronizados disponíveis ao consumidor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, ANGELA VACARO; DE MELLO, JESSICA MARQUES; DA SILVA FAVARO, VITORIA FERREIRA; DOS SANTOS, TAYLA GABRIELLY FERREIRA; DOS SANTOS, GABRIEL PEREIRA; DE LUCCA SARTORI, DIOGO; FERRARI PUTTI, FERNANDO. Metabolism of bioactive compounds and antioxidant activity in bananas during ripening. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION, v. 45, n. 11 SEP 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.