Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa in silico do valor prognóstico de CD24 no câncer de próstata humano e canino

Resumo

CD24 é uma molécula de superfície celular ancorada por glicosil-fosfatidil-inositol e expressa por diferentes cânceres humanos, incluindo câncer de próstata (PC). Alguns estudos demonstraram que a expressão de CD24 está associada à pior resposta do paciente; no entanto, poucos estudos investigaram a expressão de CD24 em modelos animais espontâneos de PC humano, como o PC canino. Este estudo teve como objetivo avaliar a expressão do CD24 no PC humano por meio da análise in silico dos dados obtidos do Cancer Genome Atlas (TCGA), comparando-os com os dados do transcriptoma prostático canino previamente publicados. Além disso, a expressão de CD24 foi confirmada por imuno-histoquímica em um grupo. independente de amostras prostáticas caninas e sua significância prognóstica avaliada. A revisão sistemática identificou 10 publicações que se enquadram nos critérios de inclusão deste estudo. Cinco dos 10 manuscritos demonstraram uma correlação direta entre a superexpressão de CD24 e o prognóstico dos pacientes. A expressão de CD24 também foi associada à recidiva do PSA (2/5) e progressão do tumor (1/5). No entanto, a análise in-silico não validou o CD24 como um fator prognóstico do PC humano. Em relação ao PC canino, 10 de 30 próstatas normais e 27 de 40 amostras de PC foram positivas para CD24. Como em humanos, não houve associação com a sobrevida global. No geral, nossos resultados demonstraram uma superexpressão significativa de CD24 no câncer de próstata humano e canino, embora seu valor prognóstico possa ser questionável. No entanto, os tumores com superexpressão de CD24 podem ser um modelo confiável para novas terapias alvo e os cães podem ser usados como um modelo pré-clínico exclusivo para esses estudos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEIS-FILHO, ANTONIO FERNANDO; LAINETTI, PATRICIA DE FARIA; FRANZONI, MAYARA SIMAO; PALMIERI, CHIARA; KOBAYSHI, PRISCILA EMIKO; LAUFER-AMORIM, RENEE; FONSECA-ALVES, CARLOS EDUARDO. A Comparative in Silico Analysis of CD24's Prognostic Value in Human and Canine Prostate Cancer. JOURNAL OF PERSONALIZED MEDICINE, v. 11, n. 3 MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.