Busca avançada
Ano de início
Entree

Nano cubossoma de fase cristalina e funcionalizado com biopolímeros: desenvolvimento como carreador de fármaco e estudos in vivo em zebrafish (Danio rerio)

Processo: 21/00971-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2021 - 30 de junho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Omar Mertins
Beneficiário:Omar Mertins
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Angelina Angelova ; Karin Do Amaral Riske ; Patrick Mathews Delgado ; Rumiana Dimova ; Watson Loh
Assunto(s):Lipídeos  Espalhamento de raios X a baixos ângulos 

Resumo

A eficiente administração oral de fármacos e bioativos, especialmente anticancerígenos, representa um desafio científico e tecnológico devido à resultante baixa biodisponibilidade. Para superar este desafio, materiais nano estruturados e funcionalizados como sistemas para carreamento e liberação controlada representam tecnologia de alto interesse. Nesta proposta iremos desenvolver um carreador de fármacos nano-particulado e bioconjugado com lipídeo e polissacarídeos biocompatíveis como um material com alta capacidade para encapsulamento de bioativos devido a sua estrutura interna de topologia cristalina. Os nano cubossomas bioconjugados terão propriedade pH-responsiva de forma a otimizar as características estruturais com a via de administração oral e assim favorecer muco adesão intestinal para proporcionar a liberação de fármaco carreado diretamente nas mucosas intestinais e assim favorecer a absorção dos mesmos. Dentro da proposta pretende-se avançar em duas frentes. Inicialmente a produção e caracterização do nano cubossoma funcionalizado e de estrutura interna cristalina será amplamente estudada por técnicas físico-químicas modernas para otimização da estrutura. Em seguida, serão estudadas as características de encapsulamento e liberação de fármaco e a interação física com modelo de membrana biológica. Em paralelo, visa-se testar in vivo os cubossomas funcionalizados através da administração oral em zebrafish. Estudos histológicos, hematológicos e de imunofluorescência serão realizados para avaliar a potencial aplicação do material como carreador de fármacos e bioativos para administração oral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)