Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhoria de desempenho em biorreator Airlift de circulação interna através de modificações geométricas no tubo interno

Resumo

Os biorreatores Airlift vêm se mostrando uma alternativa vantajosa aos biorreatores convencionais. No entanto, como apresentam uma hidrodinâmica complexa, a caracterização dos biorreatores Airlift é uma tarefa que têm despertado bastante interesse por conta de possibilitar seu uso otimizado para diversas condições reacionais de microrganismos com metabolismos distintos. O presente projeto tem como objetivo o estudo e a viabilização do uso de novas configurações geométricas para biorreator Airlift ainda pouco exploradas, propondo abordagens inovadoras e estudando o kLa, retenção gasosa e velocidade de circulação a partir da inclusão de promotores radiais no tubo interno e direcionadores de escoamento no topo e na base do tubo interno ambos visando otimizar a transferência de massa. A validação da melhora de performance será com cultivos de Bacillus subtilis para a produção de riboflavina. Neste contexto, este trabalho apresenta potencial na área de biotecnologia, gerando resultados importantes para indústria alimentícia, farmacêutica, entre outras. A execução do projeto contribuirá para o desenvolvimento e otimização de tecnologias nacionais e processos em escala industrial para a fabricação de produtos de interesse econômico, nutricional e medicinal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LINS, MILCA RACHEL DA COSTA RIBEIRO; AMORIM, LAURA ARAUJO DA SILVA; CORREA, GRACIELY GOMES; PICAO, BRUNO WILLIAN; MACK, MATTHIAS; CERRI, MARCEL OTAVIO; PEDROLLI, DANIELLE BISCARO. Targeting riboswitches with synthetic small RNAs for metabolic engineering. METABOLIC ENGINEERING, v. 68, p. 59-67, NOV 2021. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.