Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias institucionais de verificação de fatos e resposta a críticas no combate a fake news

Resumo

Em cenário de preocupação coletiva com a multiplicação de fake news em diferentes espaços, esta pesquisa questiona como diferentes instituições (de empresas ou organizações não-governamentais, agências de comunicação até candidatos e partidos políticos em campanhas eleitorais) se apropriam de estratégias de verificação de fatos, campanhas educativas de conscientização, pressão por boicote ou combate legal ao que é visto como "notícias falsas". Para isso, é necessário comparar diferentes estratégias de intervenção (correções institucionais, alertas de checadores de fatos, iniciativas de educomunicação, pressão contra anunciantes e propostas legais de controle comunicacional) para municiar o público de habilidades e conhecimentos para evitar a desinformação. Procura-se identificar e classificar diferentes agentes (da comunicação institucional de assessorias de imprensa até o fact-checking de agências de notícias, passando pelo media literacy de iniciativas de educomunicação e interação e respostas de demandas de usuários em redes sociais) que procuram se destacar no debate coletivo com diferentes discursos de autoridade (do direito, do jornalismo, da educação e da comunicação institucional), avaliando também a reação do público de diferentes canais a esses conteúdos. O corpus de análise serão as mensagens trocadas em redes sociais nas contas institucionais de verificadores de fatos, iniciativas de educação midiática, ativistas que denunciam anunciantes em sites de fake news e defensores ou críticos de propostas legais para combater a desinformação. Por meio da análise da recepção dessas estratégias de combate à desinformação, é possível comparar as vantagens e dificuldades de cada abordagem, apontando caminhos que possam ser replicados para garantir que informações de melhor qualidade circulem pelas redes sociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)