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Animais selecionados para ganho de peso pós-desmame possuem exigências de energia para mantença semelhantes, independentemente de sua classificação por consumo alimentar residual

Processo: 21/03630-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de maio de 2021 - 31 de outubro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Sarah Figueiredo Martins Bonilha
Beneficiário:Sarah Figueiredo Martins Bonilha
Instituição Sede: Instituto de Zootecnia. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Nova Odessa , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/50339-5 - Plano de desenvolvimento institucional de pesquisa do Instituto de Zootecnia (PDIp), AP.PDIP
Assunto(s):Pecuária de corte  Crescimento  Necessidades nutricionais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Beef cattle | Energy requirement | feed efficiency | growth | Maintenance | Exigências Nutricionais

Resumo

Dados de abate comparativo foram usados para determinar as exigências líquidas de energia de touros Nelore classificados como eficientes ou ineficientes de acordo com o consumo alimentar residual (CAR) e linhas de seleção (LS). Foram utilizados 67 touros Nelore das linhas seleção (SE) e controle (CO) do programa de seleção para ganho de peso pós-desmame. Os animais foram submetidos a ensaios de digestibilidade antes de serem submetidos ao ensaio de terminação. Dezesseis touros foram abatidos no início do ensaio de terminação, e sua composição corporal foi utilizada como base para os demais animais. Para as determinações da composição corporal, todos os componentes do corpo vazio foram pesados, triturados e subamostrados para análises químicas. A composição corporal inicial foi determinada por equações desenvolvidas a partir do grupo linha de base usando peso em jejum, gordura e proteína corporais. Animais baixo CAR (BCAR) e CO apresentaram menor consumo de matéria seca (CMS) e nutrientes (P <0,05) que animais alto CAR (ACAR) e SE, sem alterações nos coeficientes de digestibilidade (P> 0,05). Durante o ensaio de terminação, o CMS permaneceu menor para os animais BCAR e CO. O desempenho foi semelhante entre as classes de CAR, exceto para ganho de peso de corpo vazio que tendeu a ser maior para BCAR que para ACAR (P = 0,091). Animais SE apresentaram menor teor de gordura no corpo vazio (P = 0,005) que os CO. As carcaças tenderam a ser mais magras para animais BCAR que para ACAR (P = 0,080) e para SE que para CO (P = 0,066). Animais BCAR retiveram mais energia (P = 0,049) e apresentaram menor produção de calor (PC; P = 0,033) que os ACAR. A energia retida não foi influenciada pela LS (P = 0,165), mas a PC tendeu a ser maior para os animais SE quando comparados aos CO (P = 0,075). A exigência de energia líquida para mantença (ELm) foi menor para animais BCAR que para os ACAR (P = 0,009), e maior para animais SE que para os CO (P = 0,046). Houve tendência de interação entre CAR e LS (P = 0,063), sugerindo que a ELm foi menor para BCAR + CO que para ACAR + CO (P = 0,006), sem diferenças para animais SE (P = 0,527). A eficiência de utilização de ME para mantença (km) de animais BCAR e ACAR foi de 62,6 e 58,4%, respectivamente, e de animais SE e CO foram 59,0 e 62,1%, respectivamente. O programa de seleção para peso pós-desmame não melhorou a eficiência alimentar ao longo dos anos, com a classificação por CAR não sendo uma ferramenta de seleção promissora para animais SE. A classificação baseada no CAR parece ser útil em animais que não foram submetidos ao processo de seleção, sendo que animais BCAR apresentam menores exigências de energia que os ACAR. (AU)

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