Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU Concedido no processo 2017/15850-0: Synergy-S

Processo: 21/02522-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de maio de 2021 - 30 de abril de 2028
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Convênio/Acordo: CNPq - Pronex
Pesquisador responsável:Eduardo Ernesto Castellano
Beneficiário:Eduardo Ernesto Castellano
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
Alzir Azevedo Batista ; Javier Alcides Ellena
Pesq. associados:Denise Crispim Tavares Barbosa ; Diogo Rodrigo de Magalhães Moreira ; Fernando Rogério Pavan ; Fillipe Vieira Rocha ; Gustavo von Poelhsitz ; Marcelo Barbosa de Andrade ; Milena Botelho Pereira Soares ; Regina Celia Galvao Frem ; Rodrigo de Souza Corrêa ; Silvana Guilardi
Vinculado ao auxílio:17/15850-0 - Difração de raios X como ferramenta no desenvolvimento de potenciais fármacos, AP.TEM
Assunto(s):Cristalografia  Neoplasias  Estrutura cristalina  Bioatividade  Estado sólido  Quimioterápicos  Tuberculose  Aquisição de equipamentos  Equipamentos multiusuários  Infraestrutura de pesquisa 
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento:Caracterização de Materiais - Difração - Raios-X (inclui SAXS)
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

O presente projeto visa o estudo das interações intermoleculares em complexos de metais de transição com ligantes orgânicos, com o objetivo de estabelecer o mecanismo de ação destes compostos como potenciais fármacos anticancerígenos, antitubérculos, antichagásicos ou antimaláricos. Estes estudos constam de várias etapas que incluem a síntese dos compostos, a suas caracterizações espectroscópicas (Raman, infravermelho, UV e ocasionalmente EPR), a determinação das suas atividades biológicas em alvos determinados, a sua cristalização para permitir a determinação da geometria tridimensional por difração de raios X e fundamentalmente realizar essa determinação estrutural. Esta última etapa é fundamental à compreensão das interações intermoleculares entre as espécies e assume um caráter de suma importância. Para tanto, é necessário contar com um difratômetro de raios X que sirva de ferramenta para a determinação estrutural dos compostos a serem obtidos pela equipe de pesquisadores (físicos, químicos e biólogos) que compõe o grupo envolvido no projeto. O custeio mais importante deste projeto requer como investimento principal a aquisição de um difratômetro de raios x para monocristais de última geração. Este equipamento visa substituir o difratômetro Enraf Nonius adquirido no Projeto Temático Processo no 98/12151-1em 1998 (coordenado pelo mesmo pesquisador da presente solicitação) que chegou ao limite da sua vida útil, não sem antes permitir a realização de mais de 300 trabalhos publicados em revistas de excelentes parâmetros de impacto. O detector CCD original está atualmente fora de linha e o ano passado tivemos que substituir o do nosso equipamento por outro usado que fora gentilmente cedido, sem custo, pela Enraf Nonius (atualmente absorvida pela empresa Bruker) e cuja eficiência já deu sinais de irreversível obsolescência. Além do mais a sua tecnologia ultrapassada não permite medidas com a precisão e velocidade dos mais modernos equipamentos, que são fundamentais à realização de uma pesquisa competitiva, no mundo moderno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, KAMILLA M.; HONORATO, JOAO; LIAO, LUCIANO M.; VELOZO-SA, VIVIANNE S.; GUEDES, ADRIANA P. M.; DUTRA, JOCELY DE L.; AYALLA, ALEJANDO P.; ELLENA, JAVIER; BATISTA, ALZIR A.; GONCALVES, PABLO J.. meso-Tetra-(4-pyridyl)porphyrin/palladium(ii) complexes as anticancer agents. DALTON TRANSACTIONS, v. 50, n. 44, . (21/02522-0, 21/04876-4, 18/19342-2, 17/15850-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.