Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU Concedido no processo 2017/15850-0: Synergy-S

Resumo

O presente projeto visa o estudo das interações intermoleculares em complexos de metais de transição com ligantes orgânicos, com o objetivo de estabelecer o mecanismo de ação destes compostos como potenciais fármacos anticancerígenos, antitubérculos, antichagásicos ou antimaláricos. Estes estudos constam de várias etapas que incluem a síntese dos compostos, a suas caracterizações espectroscópicas (Raman, infravermelho, UV e ocasionalmente EPR), a determinação das suas atividades biológicas em alvos determinados, a sua cristalização para permitir a determinação da geometria tridimensional por difração de raios X e fundamentalmente realizar essa determinação estrutural. Esta última etapa é fundamental à compreensão das interações intermoleculares entre as espécies e assume um caráter de suma importância. Para tanto, é necessário contar com um difratômetro de raios X que sirva de ferramenta para a determinação estrutural dos compostos a serem obtidos pela equipe de pesquisadores (físicos, químicos e biólogos) que compõe o grupo envolvido no projeto. O custeio mais importante deste projeto requer como investimento principal a aquisição de um difratômetro de raios x para monocristais de última geração. Este equipamento visa substituir o difratômetro Enraf Nonius adquirido no Projeto Temático Processo no 98/12151-1em 1998 (coordenado pelo mesmo pesquisador da presente solicitação) que chegou ao limite da sua vida útil, não sem antes permitir a realização de mais de 300 trabalhos publicados em revistas de excelentes parâmetros de impacto. O detector CCD original está atualmente fora de linha e o ano passado tivemos que substituir o do nosso equipamento por outro usado que fora gentilmente cedido, sem custo, pela Enraf Nonius (atualmente absorvida pela empresa Bruker) e cuja eficiência já deu sinais de irreversível obsolescência. Além do mais a sua tecnologia ultrapassada não permite medidas com a precisão e velocidade dos mais modernos equipamentos, que são fundamentais à realização de uma pesquisa competitiva, no mundo moderno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, KAMILLA M.; HONORATO, JOAO; LIAO, LUCIANO M.; VELOZO-SA, VIVIANNE S.; GUEDES, ADRIANA P. M.; DUTRA, JOCELY DE L.; AYALLA, ALEJANDO P.; ELLENA, JAVIER; BATISTA, ALZIR A.; GONCALVES, PABLO J. meso-Tetra-(4-pyridyl)porphyrin/palladium(ii) complexes as anticancer agents. DALTON TRANSACTIONS, v. 50, n. 44 SEP 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.