Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de psicoestimulantes e antipsicóticos na lipidômica do soro em um modelo animal para esquizofrenia

Resumo

O tratamento da esquizofrenia (SCZ) é essencialmente limitado ao uso de antipsicóticos, típicos ou atípicos, que suprimem os principais sintomas desse transtorno mental. O síndrome metabólico é frequentemente relatado em pacientes com SCZ sob tratamento medicamentoso de longo prazo, mas pouco se sabe sobre a alteração do metabolismo lipídico induzido pelo uso de antipsicóticos. Neste estudo, avaliamos os lipídios do soro sanguíneo em um modelo animal validado para SCZ (Sponttically Hypertensive Rat, SHR), e uma linhagem de rato controle normal (Normotensive Wistar Rat, NWR), após tratamento de longo prazo (30 dias) com antipsicóticos - haloperidol (HAL) ou clozapina (CLZ). Além disso, psicoestimulantes, anfetamina (AMPH) ou lisdexanfetamina (LSDX), foram administrados a NWR animais com o objetivo de imitar o primeiro episódio de psicose em humanos, e os efeitos sobre os lipídios séricos foram também avaliados. Discrepâncias em lipídios entre animais SHR e NWR, que incluíram aumento de lipídios totais e fosfolipídios diminuídos em SHR em comparação com NWR, foram bastante similares com as diferenças relatadas anteriormente para pacientes com SCZ em relação aos controles saudáveis. A administração de psicoestimulantes em NWR provocou uma diminuição de teor de ácidos graxos essenciais, como ômega-3. Esse resultado Ee bastante similar com os observados no primeiro episódio de psicose de SCZ. Além disso, os glicerofosfolipídios de colina foram importantes pata distinguir os efeitos da CLZ em SHR. Assim, as mudanças no metabolismo lipídico em SHR parecem ser revertidas pelo tratamento de longo prazo com o antipsicótico atípico CLZ. Quando usado sobre mesmas condições, CLZ reverteu os endofenótipos semelhantes a SCZ neste modelo animal de SCZ. Resultados apresentados abrem novos caminhos para compreender efeitos de tratamento com antipsicóticos sobre lipídios circulantes. E, que abrangem um efeito resultante de vias metabólicas que regulam a síntese e degradação de lipídios, o que pode estar refletindo uma disfunção de lipídios celulares em SCZ. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREIA, BANNY SILVA BARBOSA; NANI, JOAO VICTOR; WALADARES RICARDO, RANIERY; STANISIC, DANIJELA; COSTA, TASSIA BRENA BARROSO CARNEIRO; HAYASHI, MIRIAN A. F.; TASIC, LJUBICA. Effects of Psychostimulants and Antipsychotics on Serum Lipids in an Animal Model for Schizophrenia. BIOMEDICINES, v. 9, n. 3 MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.