Busca avançada
Ano de início
Entree

Instabilidades de carga e spin em supercondutores não convencionais

Resumo

Durante os últimos dois anos, nosso grupo desenvolveu um programa de pesquisa baseado em espectroscopias de raios-X de materiais quânticos [1,2,3]. O propósito do presente projeto é prover suporte financeiro contínuo às atividades do grupo durante os próximos 2 anos. Nós propomos um programa de pesquisas baseado na, mas não restrito à, disponibilidade das futuras instalações das linhas de luz EMA e IPE no laboratório SIRIUS, projetadas para proverem o estado da arte em suas respectivas capacidades experimentais. Nosso grupo é hoje experiente em uma série de técnicas baseadas em raios-X que planejamos aplicar à sistemas de estado sólido. Em particular, propomos uma investigação sistemática por meio de técnicas de raios-X da relação entre instabilidade de carga e spin, e o aparecimento de um estado fundamental supercondutor. Plataformas experimentais adequadas a este problema são os supercondutores 1111 Ln FeAsO 1-x F x ( Ln= La, Ce, Nd, Sm) e uma nova família de metais de transição dicalcogenados dopados Ni x ZrTe 2 e Cu x ZrTe 2 . Respectivamente, estas são plataformas adequadas à investigação da relação entre instabildiade de spin ou carga e supercondutividade. Técnicas baseadas em raios-X a serem aplicadas são difração e absorção de raios-X em condições extremas (altos campos magnéticos, pressões extremas e baixas temperaturas), espalhamento inelástico ressonante de raios-X (RIXS) e espectroscopia de fotoemissão resolvida em ângulo (ARPES). A intenção do presente projeto é prover apoio financeiro em três direções: i) mobilidade do grupo; ii) poder computacional para análise de dados; iii) armazenamento e preparação de amostras em nossas instalações no IFUSP. Este suporte financeiro modesto irá nos permitir contribuir para o avanço do estado da arte na área de supercondutores não convencionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAIS, ALYSSON F.; NANCLARES, DIMY; SILVA, IVAN G. N.; DUARTE, ALFREDO; GARCIA, FERNANDO A.; BREYNAERT, ERIC; MUSTAFA, DANILO. Mesostructuring layered materials: self-supported mesoporous layered double hydroxide nanotubes. NANOSCALE, v. 13, n. 27, p. 11781-11792, . (15/19210-0, 18/13837-0, 19/25665-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.