Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de metodologias de sequenciamento de nova geração (NGS) para diferenciação de gêmeos monozigóticos para aplicação forense

Processo: 20/08092-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2021 - 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Medicina Legal e Deontologia
Pesquisador responsável:Cintia Fridman Rave
Beneficiário:Cintia Fridman Rave
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gêmeos  Genética forense  Antropologia forense  DNA mitocondrial  Sequenciamento de nova geração 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gêmeos | genética forense | identificação humana | mtDNA | Ngs | Str | Genética Forense

Resumo

A análise do DNA para investigações forenses baseia-se no conceito de que cada indivíduo é único geneticamente, exceto em casos de gêmeos monozigóticos (MZ). O DNA obtido de amostras biológicas é capaz de individualizar este material comparando do perfil genético da amostra biológica desconhecida (amostra questionável) com o perfil de uma amostra referência. Os marcadores mais usados na área forense, considerados padrão ouro, são os STRs (Short Tandem Repeats), analisados por meio de eletroforese capilar. O advento do sequenciamento de nova geração (NGS) e o desenvolvimento de kits para identificação humana com essa metodologia têm mostrado que essa aplicação começa a fazer parte de laboratórios de perícia ao redor do mundo. Estudos têm sido realizados para validação do uso desses novos kits de NGS em casos de identificação humana, em situações de mistura e pouca quantidade de DNA, mas não há nenhuma referência do potencial dessa aplicação para diferenciação de gêmeos MZ. Outras abordagens utilizando NGS têm sido alvos de estudos na tentativa de diferenciar gêmeos MZ na área forense, como padrão de metilação do genoma e variantes do DNA mitocondrial (mtDNA). Com o advento de kits para NGS do mtDNA, alguns poucos estudos têm reportado a observação de SNPs e heteroplasmias capazes de diferenciar gêmeos MZ. Uma vez que, até o momento, não existe nenhuma publicação avaliando a aplicação dos novos kits NGS de STR para eventual diferenciação de gêmeos MZ, esse projeto tem como objetivo geral avaliar a possibilidade de diferenciar gêmeos MZ usando essa abordagem de NGS. Como objetivos específicos propomos: a) estudar 32 pares de gêmeos monozigóticos usando o kit The Precision ID GlobalFiler" NGS STR Panel v2 (Thermo Fisher Scientific), por meio da análise das variações internas dos STRs (isoalelos) e das variantes (SNPs) adjacentes a essas regiões; b) comparar os perfis de STR gerados com metodologia padrão em eletroforese capilar com os perfis de STR gerados por NGS para avaliar a frequência de isoalelos, como uma análise preliminar na nossa população, uma vez que não há nenhum relato do uso desse kit na população brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, RENATA I. B.; FRIDMAN, CINTIA. Analysis of isoalleles and flanking SNPs of STR markers by NGS to distinguish monozygotic twins. FORENSIC SCIENCE INTERNATIONAL GENETICS SUPPLEMENT SERIES, v. 8, p. 3-pg., . (20/08092-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: