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Modelagem, otimização e simulação da rede de distribuição de GNL para a cadeia produtiva do gás natural na Amazônia Brasileira

Processo: 20/08835-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2021 - 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Convênio/Acordo: FAPEAM
Pesquisador responsável:André Bergsten Mendes
Beneficiário:André Bergsten Mendes
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Paulo Cezar de Azevedo Júnior
Assunto(s):Modelos matemáticos  Métodos heurísticos  Gás natural  Programação linear 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuição de gás natural liquefeito | Método de Geração de Colunas | Métodos Heurísticos | modelagem matematica | Problema de localização e roteamento periódico | Transporte aquaviário | Programação Linear Inteira, Métodos exatos, Métodos heurísticos

Resumo

O projeto consiste na proposição de uma rede para distribuição de gás natural liquefeito (GNL) no Estado do Amazonas. O estado conta com dois centros produtores de gás natural, Urucu e Campo de Azulão, sendo que em Urucu existe um gasoduto que transporta o gás natural até Manaus. Considerando a perspectiva das embarcações fluviais de grande porte, que navegam na região amazônica, adotarem gás natural como combustível, e considerando também a possibilidade de substituição do combustível (diesel por gás natural) de cerca de 30 usinas termelétricas de municípios isolados, isto é, que não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), tem-se o problema de como fazer a distribuição do gás natural liquefeito na Amazônia. O problema inclui a localização das plantas de liquefação e dos terminais de embarque de GNL, o dimensionamento de uma frota heterogênea para distribuição do GNL aos pontos de demanda, e a proposição de rotas, de forma que os pontos de demanda sejam atendidos de forma periódica. Trata-se, portanto, do problema de localização e roteamento periódico, que é uma extensão do problema de roteamento com localização, porém, com a consideração de que a duração das rotas pode ser de até 10 dias, diferindo das abordagens propostas na literatura, cujas durações são limitadas à jornada de trabalho de um motorista, operando num contexto de distribuição urbana. O problema será resolvido por meio da proposição do método de geração de colunas, para obtenção de limitantes inferiores, e heurísticas (construtivas, metaheurísticas, ou heurísticas híbridas) para obtenção de limitantes superiores. O projeto será feito em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, que ficará responsável pelo levantamento dos dados, e pelo diálogo com diversos interlocutores do governo do Estado do Amazonas, de segmentos industriais, e setores da navegação. A equipe da UFAM também desenvolverá um modelo de simulação de eventos discretos, para testar as soluções heurísticas na presença de incertezas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, MARIANA OLIVEIRA; PEYERL, DRIELLI; MENDES, ANDRE BERGSTEN. The economic and environmental benefits of adopting natural gas in isolated systems of Amazonas state, Brazil. ENVIRONMENTAL DEVELOPMENT, v. 47, p. 11-pg., . (14/50279-4, 17/18208-8, 19/07995-4, 19/04555-3, 18/26388-9, 20/08835-8, 20/15230-5)

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