Busca avançada
Ano de início
Entree

Apicotermitinae (Blattaria, Isoptera, Termitidae) da região do alto Rio Madeira, Rondônia: taxonomia e dimensões da diversidade

Resumo

Os cupins da subfamília Apicotermitinae (Termitidae) são extremamente abundantes em solos na região Neotropical. Apesar disso, essa é a subfamília menos conhecida e o desafio taxonômico dentro de toda a Termitologia. O objetivo desse projeto é melhorar o estado de conhecimento dos Apicotermitinae na região Neotropical, em especial na Amazônia. Para isso, serão estudadas 2553 amostras coletadas na região do alto Rio Madeira (Porto Velho, RO), dando enfoque na taxonomia e em múltiplas dimensões da diversidade do grupo. A taxonomia será realizada através da identificação dos táxons pela morfologia externa e interna, e através de estudos morfométricos. Novos táxons serão descritos ao longo do projeto. As dimensões alfa, beta, gama e filogenética da diversidade dos Apicotermitinae serão analisadas para entender os padrões das diferentes comunidades nas áreas de estudo, bem como os processos e variáveis que possam explicar tais padrões. Nossas principais hipóteses são que variáveis do solo e o efeito de borda natural causado pelas margens rio irão influenciar os padrões de diversidade dos Apicotermitinae. A combinação de dados filogenéticos e ecológicos com um estudo aprofundado de taxonomia permitirá uma iluminação recíproca entre essas diferentes disciplinas. Essa abordagem multidisciplinar é fundamental para o desenvolvimento da ciência, especialmente em lacunas de conhecimento como a dos Apicotermitinae neotropicais. Esse projeto ainda busca formar pessoas qualificadas para trabalhar com taxonomia e diversidade de cupins, bem como a estruturação do TermitoLab, na UFABC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIE, MARCIO R.; CARRIJO, TIAGO F.; CARON, FERNANDA S. The diversification of termites: Inferences from a complete species-level phylogeny. ZOOLOGICA SCRIPTA, v. 50, n. 6, p. 769-779, NOV 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.