Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de demanda por transporte aéreo em período de crise econômica com uso de modelos econométricos esparsos de alta dimensão e covariadas não-tradicionais

Resumo

A demanda por transporte aéreo em mercados emergentes apresenta idiossincrasias pouco exploradas na literatura internacional, em geral, focada nos atributos tipicamente observáveis em realidades de regiões desenvolvidas. Em um país como o Brasil, além de fatores como atividade econômica e preço das passagens aéreas, variáveis como distribuição de renda, acesso ao crédito, endividamento das famílias, inclusão digital, dentre outras, podem se constituir em variáveis preditivas relevantes que não deveriam ser negligenciadas em estudos empíricos setoriais. O presente projeto visa estudar o papel de um conjunto amplo dessas covariadas, por meio de um modelo econométrico esparso de alta dimensão, aplicando o estimador de pós dupla-seleção por regressão LASSO - Post-Double Selection Lasso Estimator (PDS-LASSO). Será analisada e testada a relevância de atributos socioeconômicos não tradicionais no notável progresso da demanda por transporte aéreo observado no Brasil ao longo dos anos 2000 até o início dos anos 2010, período em que as taxas de crescimento do setor foram consideravelmente superiores ao crescimento da economia como um todo. Como resultado final, será desenvolvido um ranking de relevância estatística e econômica dos deslocadores de demanda por transporte aéreo. O estudo visa, a partir do apontamento e ranqueamento desses fatores, dar subsídios ao planejamento de malha aérea e aos investimentos em infraestrutura aeroportuária e de tráfego aéreo, permitindo projeções de demanda futura mais acuradas em um período de recuperação econômica após a atual crise, no qual o país poderá estar envolvido ao longo das próximas décadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITO, IGOR R. S.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; DRESNER, MARTIN E. An econometric study of the effects of airport privatization on airfares in Brazil. TRANSPORT POLICY, v. 114, p. 338-349, DEC 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.