Busca avançada
Ano de início
Entree

Sazonalidade e fotoperiodismo em roedores subterrâneos sul americanos, por abordagem de campo e laboratório

Processo: 19/26752-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2021 - 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Gisele Akemi Oda
Beneficiário:Gisele Akemi Oda
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Verônica Sandra Valentinuzzi
Assunto(s):Sazonalidade  Fotoperiodismo  Sincronização  Cronobiologia 

Resumo

Neste projeto de colaboração Brasil/Argentina, pretendemos investigar a sazonalidade em aspectos fisiológicos e comportamentais de roedores que vivem no subterrâneo (Ctenomys aff. knighti). Nos primeiros 10 anos desta investigação, nossos trabalhos cronobiológicos de campo eram, majoritariamente, realizados em grandes arenas semi-naturais. Temos, finalmente, condições técnicas para efetuarmos medidas fisiológicas e comportamentais em vida livre ("free-living") desses animais endêmicos da América do Sul. Serão realizados em: vida livre (campo), registro de padrões sazonais da atividade diária subterrânea, de superfície e exposição à luz por bio-logging e do estado reprodutivo dos tuco-tucos por meio do perfil dos metabólitos fecais de hormônios reprodutivos e pela morfologia dos órgãos genitais. Em arenas semi-naturais: para verificar e caracterizar a estratégia termorregulatória sazonal do "torpor diário", seráo feitos registros contínuos de temperatura corporal profunda (Tc), atividade locomotora subterrânea e de superfície, usando bio-logging, no inverno e no verão. Em laboratório: 1) análise dos padrões temporais comportamentais dos tuco-tucos por meio da associação entre dados obtidos por acelerômetros e filmagens; 2) análise da expressão de genes do relógio circadiano em diferentes regiões dos núcleos supraquiasmáticos de tuco-tucos capturados no verão e no inverno (colaboração com U. Washington). 3) perfil dos metabólitos fecais de hormônios reprodutivos, tireoidianos e de stress ao longo do ano, sob fotoperíodo natural e temperatura ambiental constante de 22oC. Na modelagem matemática: simulações computacionais para verificar regimes de iluminação com frequência mínima de pulsos de luz suficientes para um sistema de dois osciladores acoplados (representando duas regiões dos núcleos supraquiasmáticos) processarem o fotoperíodo de cada estação do ano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORES, DANILO E. F. L.; JANNETTI, MILENE G.; IMPROTA, GIOVANE C.; TACHINARDI, PATRICIA; VALENTINUZZI, VERONICA S.; ODA, GISELE A. Telling the Seasons Underground: The Circadian Clock and Ambient Temperature Shape Light Exposure and Photoperiodism in a Subterranean Rodent. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 12, OCT 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.