Auxílio à pesquisa 20/06438-1 - COVID-19, SARS-CoV-2 - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição dos CDRs de imunoglobulinas: geografia e co-evolução com patógenos indutores de febre

Processo: 20/06438-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Maristela Martins de Camargo
Beneficiário:Maristela Martins de Camargo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:João Marcelo Pereira Alves ; Razvan Costin Stan
Assunto(s):COVID-19  SARS-CoV-2  Febre  Malária  Sistema imune  Imunoglobulinas  Regiões determinantes de complementaridade  Aminoácidos  Anticorpos neutralizantes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cdr | Covid-19 | febre | imunocomplexo | Imunoglobulina | malária | Imunoquímica

Resumo

A neutralização de um patógeno requer que a ligação entre o anticorpo específico e o patógeno apresente afinidade ótima. Esta afinidade é determinada pelo landscape (cargas e formatos) dos aminoácidos que compõem as regiões que entrarão em contato. O patógeno pode escapar do sistema imune do hospedeiro alterando estes aminoácidos, enquanto o repertório de imunoglobulinas do hospedeiro apresenta estratégias que resultam em altas taxas de mutação nas regiões de contato, as CDRs. As altas temperaturas da febre produzida durante uma patologia, podem alterar a conformação destas regiões de interface, melhorando ou piorando a capacidade neutralizante de um anticorpo. Neste projeto, avaliaremos a composição de aminoácidos das regiões CDRs de anticorpos neutralizantes contra P. falciparum e SARS-CoV-2, visando determinar qual a contribuição do repertório gerado pela linhagem germinativa em contraste com o obtido por maturação de afinidade, que ocorre sob influência do patógeno. Compararemos os repertórios em linhagem germinativa de várias populações modernas, distribuídas em diferentes localizações geográficas, com aqueles obtidos de populações ancestrais (Neandertais, Denisovanos, etc). Antecipamos que este projeto contribuirá para o entendimento da co-evolução entre patógenos e imunoglobulinas em duas frentes: (i) a influência da geografia e doenças locais como pressão seletiva do repertório de imunoglobulinas, e (ii) a contribuição do potencial para mudanças conformacionais das imunoglobulinas neutralizantes, quando sob episódio febril, para a patogênese da malária e da COVID-19. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOFAN, VLAD; LENGHEL, ALINA; DE CAMARGO, MARISTELA MARTINS; STAN, RAZVAN COSTIN. Fever as an evolutionary agent to select immune complexes interfaces. IMMUNOGENETICS, v. N/A, p. 10-pg., . (20/06438-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: