Busca avançada
Ano de início
Entree

DecAI: iniciativa para decodificar o envelhecimento

Processo: 19/25958-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2020 - 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Convênio/Acordo: Sociedade Max Planck para o Avanço da Ciência
Pesquisador responsável:Marcelo Alves da Silva Mori
Beneficiário:Marcelo Alves da Silva Mori
Pesq. responsável no exterior: Adam Antebi
Instituição no exterior: Max Planck Society, Dresden, Alemanha
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Claudia Regina Cavaglieri
Assunto(s):Dicer  Envelhecimento  MicroRNAs  Nucléolo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:C | Dicer | elegans | Envelhecimento | miRNAs | nucléolo | Biologia do Envelhecimento

Resumo

Diversas vias foram demonstradas regular o tempo de vida e o envelhecimento de animais. O laboratório do Prof. Antebi descobriu recentemente que essas vias convergem para a regulação do tamanho do nucléolo. O nucléolo é uma organela subnuclear dedicada à produção de rRNA e ribogênese, que também controla outros processos-chave no metabolismo de RNA, incluindo o processamento de RNAs pequenos e a montagem de ribonucleoproteínas. Os miRNAs são uma classe de RNAs pequenos não codificantes que regulam a expressão gênica a nível pós-transcricional e estão implicados no desenvolvimento, em doenças e no envelhecimento. Nosso grupo e outros demonstramos que os miRNAs podem influenciar o tempo de vida de animais e que podem exercer seus efeitos de maneira não autônoma. Nossos estudos sobre a regulação de miRNAs no envelhecimento e sobre o controle não-autônomo do mesmo deu origem ao início da cooperação DecAl em 2018, um projeto financiado pela CAPES e pelo DAAD para permitir o intercâmbio de recursos humanos. Os primeiros resultados dessa colaboração revelaram que as mutações de perda de função na enzima DICER, responsável pelo processamento de miRNAs/siRNAs, afetam o tamanho do nucléolo, colocando o nucléolo como um elo em potencial entre RNAs pequenos e o envelhecimento. Além disso, descobrimos que a incubação de células Jurkat humanas com soro de camundongos exercitados reduz o tamanho do nucléolo e que esse efeito depende da presença de DICER em adipócitos, sugerindo que o tamanho do nucléolo é controlado de maneira não autônoma por RNAs pequenos produzidos no tecido adiposo em resposta ao exercício. Apesar das fortes evidências preliminares que ligam miRNAs ao controle do tamanho do nucléolo, a extensão desses efeitos e os mecanismos pelos quais os mesmos são regulados continuam incertos. Portanto, o foco desta proposta é (1) identificar genes e fatores circulantes que afetam o processamento de miRNAs/siRNAs e o metabolismo de RNA no envelhecimento e (2) mapear os processos pelos quais essa regulação ocorre, com foco particular no nucléolo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TELLES, GUILHERME DEFANTE; CONCEICAO, MIGUEL SOARES; VECHIN, FELIPE CASSARO; LIBARDI, CLEITON AUGUSTO; MORI, MARCELO ALVES DA SILVA; DERCHAIN, SOPHIE; UGRINOWITSCH, CARLOS. Exercise-Induced Circulating microRNAs: Potential Key Factors in the Control of Breast Cancer. FRONTIERS IN PHYSIOLOGY, v. 13, p. 8-pg., . (19/25958-9, 20/06032-5, 20/06262-0)
SCHIFFER, ISABELLE; GERISCH, BIRGIT; KAWAMURA, KAZUTO; LABOY, RAYMOND; HEWITT, JENNIFER; DENZEL, MARTIN SEBASTIAN; MORI, MARCELO A.; VANAPALLI, SIVA; SHEN, YIDONG; SYMMONS, ORSOLYA; et al. miR-1 coordinately regulates lysosomal v-ATPase and biogenesis to impact proteotoxicity and muscle function during aging. eLIFE, v. 10, . (19/25958-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.