Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade antitumoral e anti-inflamatória in silico, in vitro e in vivo da fração padronizada rica em alcalóides obtida das partes aéreas da Boehmeria caudata Sw.

Processo: 20/12386-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de outubro de 2020 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:João Ernesto de Carvalho
Beneficiário:João Ernesto de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Edema  Urticaceae 

Resumo

No contexto da relação câncer-inflamação e do uso de produtos naturais como potenciais agentes antitumorais e antiinflamatórios, foi avaliada a fração enriquecida com alcalóides da partes aéreas de Boehmeria caudata (BcAEF). Estudos antiproliferativos in vitro com linhagens de células tumorais humanas mostraram alta atividade em baixas concentrações. Investigações adicionais em células NCI-H460 mostraram um efeito irreversível na proliferação celular, com parada do ciclo celular na fase G2 / M e indução de morte celular programada. Estudos de docking molecular de quatro alcalóides identificados em BcAEF com o sítio de ligação da colchicina na ²-tubulina foram realizados, sugerindo (15R) -hidroxicriptopleurina como o principal indutor da morte mitótica observada. Estudos in vivo mostraram que o BcAEF foi capaz de reduzir a progressão do volume do tumor de Ehrlich em 30 a 40%. Verificando a atividade da mieloperoxidase, o BcAEF reduziu a migração de neutrófilos em direção ao tumor. A atividade anti-inflamatória in vivo foi avaliada por modelos de edema induzido quimicamente. Em modelos de edema de orelha induzido por óleo de cróton e edema de pata induzido por carragenina (CG), o BcAEF reduziu o edema em cerca de 70 a 80% junto com a inibição da ativação e / ou migração de neutrófilos para a área inflamatória. Todos juntos, os resultados aqui apresentados mostram o BcAEF como um potente agente antitumoral combinando propriedades antiproliferativas e antiinflamatórias, que poderiam ser exploradas em estudos (pré) clínicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)