Busca avançada
Ano de início
Entree

Quando (quase) tudo se desfaz: As transformações do comportamento político da categoria metalúrgica do ABC Paulista e suas relações com educação e trabalho

Resumo

Esta proposta de pesquisa tem como objetivo central compreender as transformaçõesrecentes ocorridas nos comportamentos políticos dos/as trabalhadores/as metalúrgicos/asdo ABC Paulista, relacionando tais mudanças ao fenômeno do alongamento daescolarização dos moradores da região e à redução das oportunidades de inserção nomercado de trabalho industrial, sobretudo em postos compatíveis com os investimentoseducacionais realizados pelas famílias operárias. Partimos, portanto, da hipótese que oscomportamentos políticos, que, sabe-se, são constituídos em função de múltiplas variáveis(de ordem objetiva e subjetiva), podem ser determinados também pela realização oufrustração de projetos intergeracionais de transmissão e herança de posições sociais. Assim, tendo em vista dar relevo ao modo como desigualdades internas a essa categoria (emtermos de salários, escolarização, qualificação profissional, condições de vida e trabalho)têm influência sobre as transformações nos comportamentos políticos, elegemos para essapesquisa os dois mais importantes setores da metalurgia, que se concentram, por sua vez,em dois municípios do ABC Paulista: as montadoras de automóveis de São Bernardo doCampo (SBC) e as fábricas de autopeças de Diadema. Para tanto, a pesquisa contará comuma primeira fase qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com trabalhadores/as esindicalistas; que embasará a elaboração de um questionário, por meio do qual se pretendecaracterizar tendências dos comportamentos políticos dos sujeitos da pesquisa,relacionando-as aos atributos sociais e trajetórias pessoais e familiares dos/astrabalhadores/as e, finalmente, em sua última etapa, realizar entrevistas em profundidadecom trabalhadores/as que "representem" as tendências identificadas na etapa anterior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KIMI TOMIZAKI; MARIA GILVANIA VALDIVINO SILVA. DINÂMICA GERACIONAL, POSIÇÕES SOCIAIS E COMPORTAMENTO POLÍTICO. Educação & Sociedade, v. 42, p. -, 2021.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.