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Ações e políticas afirmativas universitárias para estudantes LGBTI+ : um estudo comparativo entre Brasil, Chile e Espanha

Processo: 20/09586-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2020 - 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Leonardo Lemos de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Jaime Eduardo Barrientos Delgado ; Jose Ignacio Pichardo Galán ; Pablo Andrés Astudillo Lizama
Assunto(s):Gêneros (grupos sociais)  Sexualidade  Universidades  Estudantes universitários  LGBTQIA+  Ações afirmativas (política)  Brasil  Chile  Espanha 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:direitos | Gênero | Lgbti | Sexualidade | universidades | Gêneros e sexualidades

Resumo

O objetivo desta investigação é realizar um estudo comparativo sobre as experiências de estudantes lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/transgêneros, intersexuais e outras expressões das sexualidades e gêneros (LGBTI+) com as ações e políticas afirmativas/inclusivas em universidades de três países ibero-americanos: Brasil, Chile e Espanha. Diante de diversos processos de exclusão e violência vividos da população LGBTI+, a universidade torna-se um importante lugar de produção de visibilidade e de acesso a direitos à educação de qualidade para uma população que foi e é invisibilizada pelas práticas discriminatórias e excludentes de uma cultura cis/heteronormativa. Os objetos de investigação serão seis universidades, duas de cada país elencado. Os dados dos documentos, questionários e entrevistas serão analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo, considerando a identificação, descrição e comparação de unidades temáticas e o agrupamento por recorrência e similitude das respostas. Após a organização do material analisado serão realizadas comparações entre entre os três contextos e realizadas considerações a partir dos estudos sobre direitos LGBTI+ e as perspectivas interseccionais queerfeministas sobre a educação. (AU)

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