Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde digital para a estratégia End TB: da integração de dados ligados a uma melhor tomada de decisão baseada em evidências

Resumo

O atendimento integrado às pessoas afetadas pela tuberculose requer não apenas a implementação de ações básicas de prevenção e assistência, mas também o fortalecimento da integração entre os diferentes serviços de saúde, programas e níveis de atenção existentes. A resolução desses níveis varia de acordo com os recursos financeiros, serviços técnicos, humanos e de infraestrutura que fazem parte da rede de assistência médica. Diante desse cenário, é imprescindível o desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde que possam contribuir para as atividades de vigilância epidemiológica e monitoramento de pacientes com tuberculose. Esse sistema permitirá registrar, monitorar e avaliar o paciente e seus respectivos contatos, armazenando das informações mais básicas aos dados sobre tratamento, exames e hospitalizações. Portanto, precisamos do desenvolvimento de um sistema de informação para os serviços prestados à comunidade, a fim de facilitar a coleta de dados, reduzir as perdas e permitir uma melhor análise, visualização e manipulação de informações. Dessa forma, o tratamento e a evolução da doença podem ser monitorados com mais precisão pelos profissionais envolvidos. Espera-se apoiar profissionais de saúde nos 26 municípios integrantes da Secretaria Regional de Saúde de Ribeirão Preto, possibilitando o acesso e o monitoramento de dados com maior facilidade, rapidez e eficiência. Isso será feito em colaboração com a equipe de vigilância epidemiológica da região, levando em consideração a diversidade de situações encontradas em cada município. Respeitando as questões legais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pelas recomendações do W3C, todas as tarefas serão suportadas pelas técnicas da Web Semântica. Assim, o sistema será adaptado para atender às necessidades da região e permitir a interoperabilidade com outros sistemas, além da incorporação de modelos de previsão para fornecer um módulo de apoio à decisão para profissionais e gestores de saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, VINICIUS COSTA; BERNARDI, FILIPE ANDRADE; ALVES, DOMINGOS; KRITSKI, AFRANIO LINEU; GALLIEZ, RAFAEL MELLO; CHARTERS LOPES RIJO, RUI PEDRO. A Permissioned Blockchain Network for Security and Sharing of De-identified Tuberculosis Research Data in Brazil. METHODS OF INFORMATION IN MEDICINE, v. 59, n. 06 APR 2021. Citações Web of Science: 0.
LIMA, VINICIUS COSTA; BERNARDI, FILIPE ANDRADE; ALVES, DOMINGOS; KRITSKI, AFRANIO LINEU; GALLIEZ, RAFAEL MELLO; CHARTERS LOPES RIJO, RUI PEDRO. A Permissioned Blockchain Network for Security and Sharing of De-identified Tuberculosis Research Data in Brazil. METHODS OF INFORMATION IN MEDICINE, v. 59, n. 06, p. 205-218, DEC 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.