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Universidades seletivas promovem a mobilidade social?

Processo: 19/25033-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2021 - 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ana Maria Alves Carneiro da Silva ; Ana Maria Fonseca de Almeida ; Bruna Pugialli da Silva Borges ; Cibele Yahn de Andrade ; Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery ; Louis-Philippe Morin ; Mauricio Ernica ; Rafael Pimentel Maia ; Rodolfo Jardim de Azevedo
Bolsa(s) vinculada(s):22/13047-4 - Universidades seletivas promovem a mobilidade social?, BP.TT
22/04865-5 - Uma análise econométrica do impacto de universidades seletivas na mobilidade social, BP.TT
Assunto(s):Educação  Ação afirmativa  Mercado de trabalho  Mobilidade social  Universidades  Vestibular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ação Afirmativa | Educação | mercado de trabalho | mobilidade social | universidades | Vestibular | Educação

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar o impacto do ensino superior público seletivo nos resultados acadêmicos e laborais dos formandos, utilizando dados administrativos da Unicamp (Comvest e Diretoria Acadêmica) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS, Secretaria do Trabalho, Ministério da Economia). Planejamos também recorrer a dados obtidos por meio de entrevistas para avaliar o efeito dos programas de ação afirmativa, como o Paais e ProFIS, sobre a composição e resultados escolares e laborais dos estudantes. Para atingir esses objetivos, este projeto propõe a construção de uma base de dados centralizada unindo os dados da Unicamp de 2000 a 2019 aos dados da RAIS de 2002 a 2017. A metodologia dos estudos quantitativos será baseada em métodos estatísticos e econométricos, como modelos de diferenças em diferenças e de regressão descontínua. Nos estudos qualitativos, os dados produzidos por meio de entrevistas serão analisados com base em métodos convencionais da pesquisa qualitativa, principalmente por meio da busca pela identificação de relações e correlações recorrentes que possam ser interpretadas como padrões. A hipótese central do projeto é que o acesso ao ensino superior seletivo aumenta os rendimentos dos indivíduos e esse incremento beneficia principalmente estudantes de nível socioeconômico menos favorecido. Portanto, espera-se encontrar um impacto positivo do acesso ao ensino superior e das políticas de inclusão como Paais e ProFIS. Os resultados deste projeto permitirão confirmar ou não essa hipótese, assim como estabelecer as magnitudes destes efeitos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHEUS ASSUNÇÃO; FERNANDA ESTEVAN. Do voters reward politicians for education expenditures?. Rev. Bras. Econ., v. 76, n. 1, p. 10-29, . (19/25033-5, 15/21640-3, 14/20307-6, 17/50134-4, 15/16095-6)

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